Dias nublados são previstos para início da semana no Ceará, prevê Funceme Cerimônia contou com mais de 50 mil pessoas na Praça de São Pedro



Todas as macrorregiões do Ceará devem começar a semana com o céu parcialmente nublado. As previsões são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e valem para segunda (16) e terça-feira (17)

Dias nublados no Ceará, prevê Funceme

Nos dois dias, o a Funceme prevê céu nublado e alta possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea, na Ibiapaba, no Maciço de Baturité, no norte do Sertão Central e Inhamuns e na Jaguaribana. Nas demais macrorregiões do Ceará, baixa possibilidade de chuva isolada.

Chuvas de fevereiro a abril ficam dentro da média, aponta balanço

As chuvas de fevereiro a abril deste ano ficaram dentro da média, aponta balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O acumulado do trimestre foi de 513,3 milímetros.

De acordo com a categorização do órgão, as precipitações são consideradas dentro da normalidade para o período quando ficam entre 440,67 mm e 598,81 mm. Segundo o prognóstico realizado em janeiro deste ano, havia 40% de probabilidade para que as chuvas ficassem nesta categoria.

Considerando o recorte por macrorregiões, as mais chuvosas foram o Litoral de Fortaleza (886,4 mm), Maciço de Baturité (697,8 mm) e Cariri (661 mm), ficando todas com precipitações acima da normal climatológica. As demais apresentaram chuvas dentro da média.
Fortaleza registra março mais chuvoso desde 1986

O mês de março deste ano foi o mais chuvoso em Fortaleza desde 1986. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até o dia 29 de março, a capital cearense acumulou 556,7 milímetros de precipitações – o maior número dos últimos 36 anos.

Em 1986, foram contabilizados 617,5 mm, número que ainda pode ser superado, caso novas chuvas aconteçam até quinta-feira (31).

A Funceme informou que, nesta quarta-feira (30), todas as macrorregiões devem registrar chuvas. Os maiores acumulados são esperados para a faixa litorânea, Maciço de Baturité e Ibiapaba. As chuvas, de acordo com o órgão, têm relação com a formação de áreas de instabilidade devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), assim como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.
(*) GC
www.carlosdehon.com

Related Post

Dias nublados são previstos para início da semana no Ceará, prevê Funceme Cerimônia contou com mais de 50 mil pessoas na Praça de São Pedro BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 16 de maio de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...