Selic deve subir para 12,75% nesta quarta, e mercado fala em juros de até 14%


A piora da inflação e a deterioração das expectativas desde a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em março, não alteraram a perspectiva de uma nova alta de 1 ponto porcentual da Selic. O cenário, no entanto, deve levar o Banco Central (BC) a retirar a sinalização de fim do ciclo de aperto monetário em maio, com juros a 12,75%, segundo economistas consultados pelo Estadão/Broadcast. A mediana do mercado indica Selic terminal de 13,25%, mas as estimativas vêm subindo - o banco Credit Suisse, por exemplo, já fala em Selic a 14%.

pós o encontro mais recente do colegiado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do País, do mês registrou uma alta de 1,62% em março, a maior para o mês desde 1994, 0,27 ponto porcentual acima da mediana do mercado. No último dado oficial de inflação antes do Copom de maio, o IPCA-15 teve alta de 1,73%, maior variação mensal desde fevereiro de 2003 (2,19%), com taxa de 12,03% no acumulado em 12 meses.

O economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale, espera que o BC cumpra em maio a sinalização da reunião anterior e eleve a taxa Selic em 1 ponto porcentual, para 12,75%. Mas, diante da surpresa com o IPCA de março e do aumento das projeções de inflação no relatório Focus, sobretudo para os horizontes mais longos, o analista afirma que a autoridade monetária deve se ver impedida de encerrar o ciclo e pode deixar as portas abertas para um novo ajuste em junho.

(*) Banco Central
www.carlosdehon.com
MSN

Related Post

Selic deve subir para 12,75% nesta quarta, e mercado fala em juros de até 14% BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 4 de maio de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...