Conselho Estadual da Saúde vota, na terça-feira, o uso da cannabis medicinal no Ceará



Esperança para as pessoas e famílias cearenses que necessitam da cannabis, a maconha, de forma medicinal. O Pleno do Conselho Estadual da Saúde, o Cesau, votará, nesta terça-feira, o texto do projeto de lei para ser enviado à governadora Izolda Cels, que indica a criação de uma política estadual de uso da cannabis para fins terapêuticos no Ceará. A ideia é que o texto seja remetido pela governadora à Assembleia Legislativa por meio de mensagem – quando o projeto de lei parte como proposição do Executivo.

Segundo a secretária executiva do Conselho, Goretti Araújo, já há parecer favorável da assessoria jurídica do Cesau e apoio formal do secretário estadual da Saúde, Marcos Gadelha, para implementar essa nova política de saúde no Ceará. O texto ainda deverá ser avaliado pela Procuradoria Geral do Estado e ser submetido a previsões orçamentárias.

Entre as enfermidades e transtornos tratáveis com substâncias à base de cannabis estão: alzheimer, ansiedade generalizada, ataxia espinocerebelar, enxaquecas crônicas, hemofilia, paralisia cerebral, glaucoma, fibromialgia, fibrose cística, entre várias outras, principalmente relacionada a questões psicológicas. A proposta de lei também quer o incentivo e fomento a estudos científicos e pesquisas locais de terapias à base de cannabis, além de garantir o amparo a pacientes e associações congêneres e a capacitação dos profissionais da rede estadual de saúde. Estados como a Paraíba e Rio de Janeiro já estariam em discussões mais avançadas neste tema. O Ceará hoje tem oito associações de pacientes pleiteando causas para a utilização da cannabis medicinal.

Related Post

Conselho Estadual da Saúde vota, na terça-feira, o uso da cannabis medicinal no Ceará BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 13 de junho de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...