80 anos de Gilberto Gil: vida, obra e influência de um ícone da música


“Tem uma frase muito conhecida que eu disse para a minha mãe com cerca de dois anos de idade, quando ela me perguntou o que eu queria ser na vida, e eu teria respondido a ela que queria ser ‘musgueiro’ e pai de menino”. A frase dita por Gilberto Passos Gil Moreira com tão pouco tempo de vida para dona CEle até poderia não saber, naquele momento, a palavra certa para o que estava pensando, mas seu sentimento nunca esteve errado. O ‘musgueiro’ - aquele que, na sua voz, se traduzia como alguém que trabalharia com música - tornou-se realidade e, em 26 de junho de 2022, celebra seu aniversário de 80 anos como um dos maiores nomes da música brasileira.

Responsável por sucessos como “Palco”, “Drão”, “Andar Com Fé” e tantas outras canções marcantes, o cantor, compositor e instrumentista baiano Gilberto Gil percorreu, da infância na cidade de Ituaçu à posse como membro da Academia Brasileira de Letras, uma trajetória de extremo impacto para a cultura brasileira, acumulando participações em festivais, prêmios - como dois Grammys - e sendo importante ator político de resistência contra a ditadura militar no País.

Nascido em Salvador (BA) em 1942 e filho também de José Gil Moreira, desde cedo Gilberto Gil teve contato profundo com a tradição nordestina, algo que seria conciliado posteriormente em sua obra com outros elementos. As diversas faces observadas na obra de Gil ajudam a contar o que representa o artista para o Brasil, e suas influências se manifestam de diferentes maneiras.

“Acho que, em primeiro lugar, o que mais me impactou foi a pessoa que o Gil é. Ele é muito diferente e interessante, com várias camadas: tem a do criador, a do poeta, mas também tem a da espiritualidade, da visão de mundo dele que é muito interessante”. As palavras são da jornalista Regina Zappa, autora da biografia “Gilberto Bem Perto”

Como o nome do livro sugere, Regina, durante o processo de escrita da obra, teve contato mais próximo com o músico. Com tantas histórias a serem apreendidas, talvez as mais marcantes para a jornalista tenham sido as que remetiam à infância de Gilberto Gil - natural de Salvador, mas logo com um mês passou a viver no interior baiano, em Ituaçu. “É como se toda a vida dele tivesse um propósito, como se nada tivesse acontecido por acaso”, aponta.

Terreno fértil para o desenvolvimento de Gil, a cidade de Ituaçu e, mais especificamente, a vizinhança do cantor, foi impulsionadora dos passos trilhados por Gil, na análise de Zappa. “Lá, ele não frequentou a escola. Como a mãe era professora, o pai tinha um consultório por perto e a avó era quem ficava com as crianças, ele conta, de uma forma muito bonita, que ele e a irmã eram ensinados pela avó sobre geografia, matemática, português… Isso se misturava com aqueles odores de comida na cozinha. A avó lia livros para eles, e assim introduziu a ele a literatura. Foi uma infância muito lúdica”, compartilha.

Assim, muito da música de Gil teria “brotado” naqueles momentos, absorvendo os afetos dos pais, as tradições populares do interior, o folclore e as brincadeiras. Quando tinha 9 anos, a família voltou para Salvador para que Gilberto e Gildina, sua irmã, conseguissem melhor formação educacional, e foi na capital baiana onde ambos passaram a adolescência. Lá, conheceu os “doces bárbaros” Gal Costa, Caetano Veloso e Maria Bethânia.

Ao longo de suas vivências, Gil também foi incorporando elementos e inspirações de outros artistas, como Luiz Gonzaga, João Gilberto, Dorival Caymmi, e adicionando à sua musicalidade ritmos como samba, baião e bossa nova. A partir disso, trouxe à sua musicalidade também outros ritmos, como reggae, funk e rock. Os temas de suas composições passeiam pela cultura africana, por debates raciais, desigualdades e diversos outros assuntos, mostrando a capilaridade de sua obra.

“Eu acho que ele é uma pessoa que se permite evoluir a todo instante. Não é alguém que se fecha naquilo que conhece e pronto. Não, ele está sempre disponível para mudar o olhar, para ver as coisas de uma forma diferente. Então, acho que ele é uma pessoa que está sempre em evolução espiritual e emocional”, enfatiza Regina Zappa.

A atuação de Gil não se restringiu à música. Ele também foi importante figura política, tomando posse como presidente da Fundação Gregório de Mattos, em 1987, chegando a ser vereador em 1989 e alcançando o posto de ministro da Cultura entre 2003 e 2008. Ele buscou promover ações de estímulo à produção cultural, direito à cidadania e abranger a função econômica da indústria criativa.

“Ele deixou uma forma de fazer política diferente e muito autêntica”, introduz Regina Zappa. “Ele aceitou ser ministro porque certamente acreditou que podia trazer seu conhecimento e um pensamento maior para a cultura brasileira. Acho que ele deixou marcas muito importantes nas políticas públicas culturais, e o legado dele foi trazer à tona o orgulho de ser brasileiro”, acrescenta.

Ela finaliza: “A obra do Gil nos lembra que é ser brasileiro e como é bom ser brasileiro. Além disso, como a cultura brasileira é rica e que temos um futuro promissor. É isso que precisamos resgatar”.

O poeta Gil

Quem também tem visão semelhante à de Braulio Netto quanto à essa característica da obra de Gil é o jornalista, letrista, compositor e escritor Carlos Rennó. Autor do livro “Todas as Letras”, que reúne as canções compostas pelo baiano, Rennó indica que a obra de Gilberto Gil funciona como uma “expressão do tempo”, do ponto de vista do comportamento.

“Essas composições todas vão se constituindo como expressões do tempo em que elas foram compostas e, assim, sem dúvida alguma, vão ajudando a contar a história do Brasil a partir da perspectiva pessoal do compositor que é o Gil”, argumenta. Dessa forma, suas músicas não seriam marcadas apenas por “teores políticos”.


Prevista para ser lançada pela Companhia das Letras em julho, a nova edição do livro de Carlos Rennó compila 350 canções de Gilberto Gil comentadas pelo próprio artista, além de ilustrações inéditas de Alberto Pitta e textos de Arnaldo Antunes e José Miguel Wisnik. Assim, constitui-se como um trabalho que revisita a trajetória do cantor, cuja influência atinge artistas como Djavan e João Bosco, na análise do jornalista.

Com a vasta bagagem musical de Gilberto Gil, fica difícil apontar para as criações mais marcantes quando há diversas delas que ajudam a contar sobre seu legado. Tarefa complicada, mas que encontra terreno nas indicações de Carlos Rennó.

“Considerando um letrista do porte do Gil, que é um poeta da canção, um criador que eleva a letra de música à condição de letra-arte de poesia, uma poesia na modalidade cantada, eu destacaria ‘Aquele Abraço’, ‘Refazenda’, ‘Refavela’, ‘Realce’, ‘Super-Homem, A Canção’, ‘Não Chores Mais’, ‘Flora’, ‘Se Eu Quiser Falar com Deus’, ‘Palco’, ‘Metáfora, ‘Drão’, ‘Tempo Rei’, ‘A Novidade’, ‘Parabólicamará’, entre outras. Essas, para mim, são pontos luminosos mais imediatamente identificáveis como poemas cantados da obra de Gil”.

(*) VIDA&ARTE (continua)
Jornal O POVO
www.carlosdehon.com

Related Post

80 anos de Gilberto Gil: vida, obra e influência de um ícone da música BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 26 de junho de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...