Açude Banabuiú tem 10% da capacidade mesmo com chuvas acima da média; entenda



O açude Banabuiú, localizado na bacia hidrográfica de mesmo nome, está com apenas 10,02% da capacidade de abastecimento. O reservatório é o terceiro maior do Estado e abastece a sede e algumas áreas do município de Banabuiú, bem como localidades de Quixeramobim. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o reservatório tem capacidade total de 1.534 hectometro cúbico (hm³), mas conta atualmente com um volume de 153 hm³.

Em 2015, o reservatório chegou a registrar menos de 1% da capacidade. No dia 20 de outubro de 2015, o Banabuiú atingiu 0,91%. A menor marca desde entãop foi registrada em 25 de janeiro de 2017, quando o volume estava 0,55%.

A partir da quadra chuvosa de 2018, no entanto, os níveis apresentaram melhora progressiva: no dia 13 de abril estava com 1,13% e no dia 14 de abril aumentou para 2,31% da capacidade. Em 12 de julho de 2020, o Banabuiú atingiu o maior nível de água dos últimos cinco anos, quando registrou volume de 10,57%.

Segundo Bruno Rebouças, diretor de Operações da Cogerh, apesar do pouco volume de água, os municípios atendidos pelo reservatório não correm o risco de desabastecimento. “Já há alguns anos, o Banabuiú não atende o setor produtivo de um modo geral, como irrigação. Apesar do volume muito baixo, uma situação crítica, para o abastecimento humano ele tem volume que consegue atender sem maiores transtornos”, comenta.

O Castanhão, maior reservatório do Ceará, localizado na bacia do Médio Jaguaribe, apresenta atualmente volume de 24,59%. Já o Orós, no alto Jaguaribe e segundo maior do Estado, apresenta o volume armazenado de 51,57%. Dos 157 açudes monitorados pela Cogerh, 28 estão sangrando atualmente e outros 54 estão com volume superior a 90%. Por outro lado, 56 açudes estão com menos de 30% da capacidade, enquanto 19 reservatórios estão com volume morto e ou secos.

Historicamente, a região Centro-Sul do Estado recebe chuvas menos intensas e contínuas. Após a última quadra chuvosa, o Banabuiú voltou a apresentar uma melhora hídrica. Neste ano, a expectativa era que o reservatório recebesse o aporte de chuvas de cerca de 673 milímetros (mm). Até o momento, o reservatório já registra incidência positiva de 779 mm.

A média esperada de chuvas para este julho era de até 20 mm, mas até o dia 7 deste mês, já foram registrados 65.8mm. De acordo com Bruno Rebouças, o cenário favorável ainda não é o suficiente para um aumento considerável no volume do Banabuiú.

“O que faz um reservatório receber água são chuvas constantes, no momento adequado e durante um determinado período de tempo. Precisa ter uma boa quadra chuvosa para poder gerar um escoamento. Então, chuvas isoladas, no período em que nós estamos, onde já passou a quadra chuvosa, não dão perspectiva de que o volume do açude aumente”, explica o representante da Cogerh.

Neste mês de julho, até o momento, o município que apresentou maior média de chuvas foi Guaramiranga, na Região do Maciço de Baturité. A expectativa era de incidência de 96 mm para todo o mês, mas já são contabilizados 123 mm. Fortaleza também se aproxima da média esperada para julho (59.3%), registrando 52.4%
Bacia de Banabuiú

Das 12 bacias hidrográficas do Ceará, a de Banabuiú é a que tem menor volume médio armazenado: 11,87%. O melhor índice registrado nos últimos cinco anos foi em 2020, quando a bacia registrou 15% da capacidade.


De acordo com o diretor de Operações da Cogerh, Bruno Rebouças, os municípios que dependem de outros reservatórios da bacia do Banabuiú, que estão em uma situação mais delicada, também não correm o risco de desabastecimento.

“Caso houver a possibilidade do risco de desabastecimento, são tomadas medidas antecipadamente para evitar que o município entre em colapso, como a construção de adutoras e poços”, explica.

A bacia hidrográfica de Banabuiú é composta pelos seguintes açudes:

Capitão Mor (Pedra Branca)
Cedro(Quixadá)
Cipoada (Morada Nova)
Curral Velho (Morada Nova)
Fogareiro (Quixeramobim)
Jatobá(Milhã)
Monsenhor Tabosa (Monsenhor Tabosa)
Patu (Senador Pompeu)
Pedras Brancas (Quixadá)
Pirabibu (Quixeramobim)
Poço do Barro (Morada Nova)
Quixeramobim (Quixeramobim)
São José I (Boa Viagem)
São José II (Piquet Carneiro)
Serafim Dias (Mombaça)
Trapiá II (Pedra Branca)
Umari (Madalena)
Vieirão (Boa Viagem)

Dentre os reservatórios que fazem parte da bacia de Banabuiú, apenas o açude São José I, no município de Boa Viagem, apresenta 100% da capacidade. O segundo açude com maior volume da região hidrográfica é o de Curral Velho, em Morada Nova, com 97%. A situação mais crítica é do açude Cedro, em Quixadá, com apenas 1,31% de volume, seguido do reservatório Trapiá II, em Pedra Branca, com 1,67%.

A região do Baixo Jaguaribe lidera os índices de armazenamento de água em seus reservatórios, com média de 100.8%, seguida pela bacia de Coreaú, com volume de 94,30%.


Related Post

Açude Banabuiú tem 10% da capacidade mesmo com chuvas acima da média; entenda BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 7 de julho de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...