Tombamento do Campo de Concentração do Patu deve ocorrer, nesta terça-feira, 26

Campo de Concentração do Patu
Senador Pompeu-CE


Após o adiamento, o tombamento do Campo de Concentração do Patu deve ser deliberado nesta terça-feira (26), em reunião na Biblioteca Pública Estadual, pelo Conselho Estadual de Preservação de Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa), da Secretaria da Cultura (Secult). O tombamento em tempo recorde se deveu à parceria entre o titular da Secult, Fabiano Piúba; o reitor do IFCE, Wally Menezes; o prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro; e o vice-presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, deputado estadual Acrísio Sena (PT).

“Além da lei de nossa autoria que transformou a Caminhada da Seca em patrimônio imaterial do Ceará, articulamos o tombamento estadual do Campo de Concentração do Patu, uma conquista histórica do povo de Senador Pompeu e de todo o Ceará”, informa Acrísio. Ele também requereu a realização de sessão solene para celebrar os 90 anos do Patu e os 40 anos da Caminhada da Seca, evento que deve ocorrer no segundo semestre.

A Assembleia Legislativa aprovou e o governador Camilo Santana sancionou, ainda em setembro de 2021, o projeto de lei 360, de autoria de Acrísio, que incluiu a Caminhada da Seca de Senador Pompeu no roteiro turístico, religioso e cultural do Ceará.

O parlamentar, que também é historiador, adianta que agora será a vez do tombamento do Patu, um tesouro histórico, cultural e antropológico de Senador Pompeu. “Já destinamos inclusive R$ 200 mil, via Emenda Parlamentar, para recuperação do Casarão da Inspetoria, principal prédio do Campo, num trabalho em conjunto com o IFCE”, explicou Acrísio.

Related Post

Tombamento do Campo de Concentração do Patu deve ocorrer, nesta terça-feira, 26 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 25 de julho de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...