“CPI do Motim” indicia vereador e mais dois dirigentes de associação criada por Capitão Wagner



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que foi criada na Assembleia Legislativa para fiscalizar o eventual envolvimento de associações de militares no financiamento de motins no Ceará chegou ao fim. O colegiado aprovou, na noite dessa quarta-feira (13), o relatório apresentado pelo deputado Elmano de Freitas (PT), onde ele indicia o presidente da Associação dos Profissionais de Segurança (APS), Cleyber Araújo, por tráfico de influência, o vereador Sargento Reginauro (UB) e o policial Francisco Davi barbosa por participação em motins.

A partir de agora, o relatório será encaminhado para a Mesa Diretora da Casa Legislativa, e também deve ser direcionado para o Ministério Público, que ficará responsável por apresentar a denúncia feita pelo grupo. Caberá ao Poder Judiciário a averiguação e devida condenação ou não dos indiciados.

De todos os membros da CPI, somente Soldado Noélio (UB), aliado de Capitão Wagner, não votou favorável ao relatório apresentado por Elmano de Freitas. O deputado Delegado Cavalcante (PL) também se posicionou contra a decisão do colegiado, chegando a criticar todo o andamento do trabalho do inquérito. O parlamentar defendeu CPIs para discussão de outros temas na Casa Legislativa.

“Falou-se aqui em matar, em atropelar uma pessoa com retroescavadeira. Ao contrário, o senador da República, Cid Gomes, foi vítima de dois tiros no peito esquerdo. E quem atira no peito esquerdo, atira para matar. Quem tentou matar quem? A população brasileira viu essas cenas e atiraram para matar”, lembrou Salmito Filho (PDT), presidente do grupo. Ele respondeu a críticas feitas por Soldado Noélio sobre o andamento da CPI.

“Essa CPI está fazendo a separação do joio do trigo, está fazendo recomendações da construção de um hospital para os militares. Eu lamento o voto contrário, Quando vota contrário, vota contrário a sugestão de criar um hospital para os bombeiros, a criação de um núcleo especial para contribuir com os militares. Vota contra a possibilidade de o comando da Polícia Militar ter um núcleo para visitar e garantir as melhores condições para militares. Por quê? Porque atingiu alguém que recomenda indiciamento. Esse é o debate”, concluiu Salmito.

Recomendações feitas em relatório da CPI:

Indiciamento de Cleyber Araújo por suspeita de tráfico de influência

Indiciamento de Sargento Reginauro por suspeita de crime de motim

Indiciamento de Francisco Davi barbosa por suspeita de crime de motim

Proibição de que as associações participem de futuras mesas de negociações com o Governo do Estado

Criação do Hospital Militar, em Fortaleza

Disponibilização de advogados para prestar auxílio a militares em processos administrativos

(*) Blog do Edson Silva
www.carlosdehon.com

Related Post

“CPI do Motim” indicia vereador e mais dois dirigentes de associação criada por Capitão Wagner BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 14 de julho de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...