Socialistas vencem eleições na Espanha mas perdem força política

Supporters of Spain's acting Prime Minister and Socialist Party leader (PSOE) candidate Pedro Sanchez react during Spain's general election at party headquarters in Madrid, Spain, November 10, 2019. REUTERS/Sergio Perez
A Espanha voltou às urnas pela segunda vez este ano e os socialistas do Partido Socialista Obrero Español (PSOE) ganharam as eleições gerais deste domingo (10), mas sem maioria absoluta. O PSOE ganhou com 28% e perdeu três deputados, comparativamente às eleições de abril passado, ficando com 120 deputados.
O conservador Partido Popular (PP) elegeu mais 21 deputados e reforçou-se como segunda força política espanhola com quase 21% dos votos,
A novidade do pleito foram os 15,9% da legenda Vox que, com 52 deputados (mais 28 do que elegeu em abril), passa a ser a terceira força política.
Segue-se o partido Unidas Podemos, que alcançou os 12,84%, embora tenha perdido sete deputados, e o Ciudadanos que, com 6,79%, passou de 57 para 10 deputados, o que levou Albert Rivera, líder da legenda, a apresentar sua demissão.
Impasse
Sem maioria absoluta e com perda de força parlamentar por parte da esquerda, as últimas eleições voltam a trazer um impasse político na Espanha. Mas Pedro Sánchez, líder do PSOE, já garantiu que vai haver um "governo progressista".
O bloco de partidos da esquerda espanhola formado pelo PSOE, Podemos e Mais País (considerado extrema-esquerda) supera apenas em seis deputados o de direita formado pelo PP, Vox e Cidadãos. O bloco de partidos de direita aproxima-se agora do de esquerda, considerando que em abril estavam separados por dezesseis lugares.
Agencia Brasil

Related Post

Socialistas vencem eleições na Espanha mas perdem força política BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 12 de novembro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...