O Ceará terá uma boa quadra chuva em 2020, dizem profetas



Quem coleciona anos de observação da natureza diz que 2020 será um bom ano de chuvas no Ceará. No 24º encontro dos profetas da chuva, ocorrido entre sexta-feira (10) e sábado (11) em Quixadá, no Sertão Central, foram debatidos os sinais do ambiente que deve receber um abastecimento favorável de água. Entre os fatores analisados estão o ângulo dos ventos e comportamentos dos bichos e das plantas.
As opiniões positivas partem da interpretação que o meio ambiente se prepara para as chuvas. Um exemplo disso, como afirma o agricultor José Felipe dos Santos, é que as aves se protegem do aumento do nível da água. “Tem um pássaro chamado de lavadeira, que é criado na beira do açude, esse é o que tem a experiência. Quando o inverno é fraco ele faz o ninho bem baixinho, quando vai ser um ‘aguaceiro’ ele faz o ninho lá no alto”, esclarece.
Registros
No último encontro os profetas indicaram que o período de sete anos de seca no Ceará iria acabar. Em 2019, a quadra chuvosa foi a terceira melhor registrada no Estado nos últimos 20 anos, com registro de volume de chuva em cerca de 671.9 mm, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Diário do Nordeste
Por Redação
WWW.CARLOSDEHON.COM

Related Post

O Ceará terá uma boa quadra chuva em 2020, dizem profetas BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...