Assembleia é pioneira no desenvolvimento de ferramenta para votações secretas

Reunião remota da da Comissão de Constituição, Justiça e Redação
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará é pioneira no desenvolvimento de ferramenta própria para viabilizar votações secretas remotas on-line, por meio do Sistema de Deliberação Remoto (SDR). A AL também foi a primeira a realizar uma sessão plenária virtual.
O coordenador de Tecnologia da Informação da Casa, Charlie Lopes, explicou que outras assembleias utilizam aplicativos pagos para atender o sistema de votação secreta. “A Assembleia do Ceará é pioneira porque o aplicativo foi desenvolvido por nós, sem custo adicional nenhum", ressalta.
Segundo Charlie, o sistema funciona para votações em plenário e comissões temáticas, precisando apenas do acesso à internet. “O deputado se loga no sistema, valida sua presença pelo celular e consegue votar com o uso de uma senha forte”, explicou.
Para participar e utilizar o novo sistema de votações secretas, os parlamentares participaram de treinamento, durante reunião da Mesa Diretora e Colégio de Líderes, para entender o sistema e a tecnologia desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia de Informação da Casa.
A votação secreta foi utilizada pela primeira vez na quarta-feira (17/06), durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, para votar o veto do Poder Executivo ao projeto que trata sobre a obrigatoriedade de os estabelecimentos comunicarem os consumidores antes da remessa destes para os órgãos de proteção de crédito.
Assessoria do Presidente da Al/CE
José Sarto

Related Post

Assembleia é pioneira no desenvolvimento de ferramenta para votações secretas BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 21 de junho de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...