Ceará tem a taxa mais baixa de contágio da Covid-19 desde o início da pandemia


O Ceará registrou, nos últimos dias 15 e 16 de junho, as menores taxas de transmissão da Covid-19 desde que o novo coronavírus passou a circular, oficialmente, no Estado, no dia 15 de março deste ano. O número, apesar de ainda ser considerado alto, é três vezes menor do que foi verificado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) naquele momento.
Nesta semana, o índice atingiu o menor valor já analisado: 0,73. A taxa mede a capacidade de contágio que o vírus tem entre as pessoas. Ou seja, nas circunstâncias atuais, cada grupo de 100 pessoas infectadas com o vírus, por exemplo, contamina outras 73 saudáveis. Apesar disso, o Ceará ainda se encontra com média transmissão, caracterizada pelo intervalo entre as taxas de 0,5 e 0,9. A baixa transmissão vai de 0 a 0,4. Os índices superiores a 1 indicam que a doença não está controlada.
Para se ter uma ideia da importância do número, no início da pandemia no Ceará, o índice chegou a 2,34, entre os dias 15 e 17 de março - mais de três vezes o que é encontrado atualmente no Estado. Naquela época, um grupo de 100 pessoas poderia transmitir o vírus para outras 234.
A taxa abaixo de 1, porém, foi alcançada a partir de 30 de maio. Desde então, todos os indicadores de Fortaleza - que é a cidade mais atingida pela Covid-19 até o momento - apresentam redução. Desde o número de casos confirmados às hospitalizações no serviço público de saúde. Os dados são da plataforma digital IntegraSUS, gerenciada pela Sesa.
DN

Related Post

Ceará tem a taxa mais baixa de contágio da Covid-19 desde o início da pandemia BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 18 de junho de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...