A depender do retrospecto, o Sport terá uma missão indigesta diante do Fortaleza, no próximo sábado, no Castelão, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em busca de um embalo na competição, depois de vencer o Corinthians na última partida, o Rubro-negro precisa quebrar um jejum de 45 anos contra o Tricolor.
Afinal, foi em 5 de março de 1980 que o Leão pernambucano venceu o Leão cearense pela última vez, por 2 a 1, no estádio Presidente Vargas, pela Taça de Prata.
Marciano abriu o placar para o Fortaleza, mas Paulo Maurício e Roberto Coração de Leão viraram para o Sport, conforme descreve a matéria assinada pelo jornalista Amauri Veloso, do Diário de Pernambuco.
Desde então, já são 12 jogos de invencibilidade do Fortaleza como mandante. E este não é o único jejum em jogo entre os clubes.
Afinal, a equipe tricolor vem de uma sequência de oito jogos seguidos sem derrotas para o Sport, com cinco triunfos do Tricolor do Pici e três empate.
A última vez que o Leão pernambucano derrotou o rival foi pela 28ª rodada do Brasileirão 2020, com jogo disputado em janeiro de 2021. Vitória do Sport por 1 a 0, com gol de Thiago Neves.
Na ocasião, a partida era válida pelo Campeonato Brasileiro de 2020 (a temporada foi afetada pela pandemia da Covid-19).
O argentino Juan Pablo Vojvoda, invicto contra o Sport, só chegaria ao Leão do Pici quatro meses depois. Ele esteve à frente do time cearense durante todo o atual jejum contra o time recifense. O Fortaleza hoje é comandado por outro argentino: Martín Palermo.
Fortaleza e Sport farão um duelo dos desesperados. O Rubro-negro é o lanterna da competição, com 14 pontos; o Tricolor, o penúltimo, com 18.
No jogo de ida, no primeiro turno, as equipes empataram sem gols na Ilha do Retiro. Foi o último duelo entre os times nordestinos.
Nenhum comentário: