CONFIRA AS MUDANÇAS
A partir de 13 de outubro, será obrigatório usar o Pix Automático, modalidade que permite pagamentos recorrentes, em transações destinadas a instituições financeiras não autorizadas a funcionar pelo Banco Central (BC).
A regra, que visa impedir fraudes no sistema financeiro, foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) nesta quinta-feira (25).
As instituições financeiras têm até o dia 1º de janeiro do próximo ano para adequarem os contratos e as autorizações de débitos às novas normas.
Essa nova ferramenta é ligada ao Open Finance, sistema que permite a integração de serviços entre diferentes instituições financeiras.
Segundo o Banco Central, isso tornará os processos financeiros mais eficientes, trazendo mais segurança, aumentando a concorrência entre bancos e reduzindo a inadimplência.
💬 “Com a ferramenta, o pagador terá que autorizar, de forma fácil e padronizada, o débito na sua conta no aplicativo da instituição na qual tem a conta que será debitada. Dessa forma, a obrigatoriedade de uso do Pix Automático nas transações traz maior conveniência e controle ao cliente nas autorizações concedidas e evita débitos indevidos”, explicou o BC em nota.
Nenhum comentário: