Ceará aposta na testagem, vacinação e colaboração da população para evitar 3ª onda

Em entrevista à TV Cidade Fortaleza, o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, falou sobre os desafios diante da chegada da variante Delta.

A chegada da variante Delta ao Ceará liga um alerta sobre a possibilidade de uma 3ª onda de infecções e mortes causadas pela pandemia de covid-19. Em diversos países do mundo, esta mutação é um desafio para gestores, principalmente por ser mais infecciosa do que as cepas já conhecidas.

Apesar do cenário preocupante, o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, afirma que é possível que o Estado consiga evitar esta nova onda da pandemia. Em entrevista à TV Cidade Fortaleza, o gestor afirmou que os caminhos para evitar esta crise estão na vacinação, testagem em massa e na colaboração da população cearense em seguir os protocolos de proteção contra a covid-19.

“Eu acho que se nós testarmos muito, formos muito atentos, mantivermos as medidas de proteção e os protocolos e mais a vacinação, essa 3ª onda fica improvável”, avalia Dr. Cabeto. “Tudo depende de uma colaboração das ações do Estado e da população”.

O titular da Secretaria da Saúde do Estado acrescentou, ainda, a importância de ter a maior parte possível da população com o processo vacinal completo para conseguir frear a expansão da variante Delta. “A variante Delta, quando tem a vacinação completa, [a internação do paciente] é improvável. Na maioria dos países, as pessoas que se internaram foram aquelas que não tinham a vacinação completa ou não se vacinaram”, afirma.

Em seguida, Dr. Cabeto reforçou a importância de que toda a população do Estado procure receber a vacina contra covid-19 para evitar uma nova onda da pandemia. “Não deixe de se vacinar. É muito importante a gente comparecer ao evento da vacinação, não só por você, mas pelo seu vizinho, pelos seus amigos, pela sua família”, apela o secretário.

Segundo os dados do vacinômetro da Secretaria da Saúde, o Ceará possui mais de 5,8 milhões de doses de vacinas contra covid-19 aplicadas. Em todo o Estado, 1,6 milhões de pessoas já tomaram duas doses e estão com a imunização completa, enquanto outros 149.956 receberam a vacina de dose única.

Ainda sobre a vacinação, o titular da Saúde do Estado voltou a falar sobre a aquisição direta de doses da CoronaVac. “Essa aquisição nova do Estado, que é inédita no Brasil, de obter 3 milhões de doses da Sinovac em contato direto através do Butantan, vai fazer com que a gente proteja mais a população”, afirma Dr. Cabeto.

Confira a entrevista completa no vídeo do CE no Ar:

Related Post

Ceará aposta na testagem, vacinação e colaboração da população para evitar 3ª onda BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 10 de agosto de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...