Apesar de ataques de Bolsonaro, PL se nega a inspecionar urnas

Reprodução/ TRE-MT
Apesar de ataques de Bolsonaro, PL se nega a inspecionar urna
O Partido Liberal (PL), sigla do presidente Jair Bolsonaro, não enviou representantes para visitar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a fim de inspecionar o código-fonte das urnas eletrônicas, alvos de ataques do presidente. A informação é do jornal Folha de São Paulo.

Bolsonaro intensificou os ataques às urnas desde que se viu em apuros nas pesquisas de intenção de voto, usando suas lives e pronunciamentos para incitar a descrença no processo eleitoral brasileiro. A tática rendeu um inquérito na Justiça eleitoral.

O código-fonte é um conjunto de linhas de programação que dão as instruções de funcionamento para a urna eletrônica. A visita técnica está disponível desde 4 de outubro, mesmo assim o PL não manifestou interesse em apurar se há indício de fraude.

Em maio, Bolsonaro disse em suas lives semanais que o PL contratará uma "auditoria paralela" para contagem dos votos. O partido ainda não confirmou se contratará ou não uma empresa.

O presidente também disse querer participação das Forças Armadas na Comissão de Transparência Eleitoral (CTE).

A insistência no assunto fez com que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, subisse o tom. Ele afirmou que a Justiça Eleitoral está "aberta a ouvir, mas jamais se curvará a quem quer que seja" e que "quem trata de eleições são forças desarmadas".

(*)IG
www.carlosdehon.com

Related Post

Apesar de ataques de Bolsonaro, PL se nega a inspecionar urnas BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 5 de junho de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...