Desaparecidos no AM: PF diz que Pelado e irmão estão envolvidos



Relatório da Polícia Federal sobre as investigações no Vale do Javari aponta para participação direta do irmão de Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, no desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. Oseney da Costa Oliveira, de 41 anos, conhecido como "Dos Santos", é irmão de Pelado e foi detido em Atalaia do Norte, no Amazonas, nesta terça-feira. No documento de 38 páginas, obtido pelo GLOBO, os investigadores afirmam que as informações coletadas até o momento "permitem inferir a presença de fortes elementos indiciários" da participação dos irmãos no caso.

O relatório da PF enviado ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), mostra ainda trechos dos depoimentos de Pelado, que admitiu ter visto Bruno no dia do desaparecimento, e de testemunhas oculares que viram sua lancha atrás de Bruno e Dom, conforme revelado pelo GLOBO. Outro depoimento que reforça as suspeitas é o do procurador jurídico da Univaja, Eliésio Marubo, que afirma ter recebido de Bruno uma mensagem na qual temia por sua vida e que a reunião marcada com "Churrasco", poderia "dar em algum problema".

O documento ainda mostra imagens do local exato onde foi encontrado o cartão de saúde de Bruno e os pertences achados amarrados em árvores. Durante a prisão de "dos Santos", os agentes apreenderam "alguns cartuchos de arma de fogo e um remo", que serão analisados. Ele prestou depoimento na noite desta terça-feira e será encaminhado para audiência de custódia na Justiça de Atalaia do Norte.
Confira os principais pontos do relatório:

Trecho de interrogatório enviado em relatório da PF ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), revela que uma testemunha viu as embarcações de Bruno e Dom e, em seguida, encontrou um outro homem nominado de “Dos Santos".


Conforme o depoimento obtido pelo O GLOBO, Dos Santos estava remando uma pequena embarcação de madeira no meio do rio. Dos Santos solicitou ajuda para ser rebocado até mais à frente, tendo o ajudado a chegar ao barco de "Pelado", que estava parado no meio do rio, com apenas um tripulante. Esse depoimento, segundo a PF, coloca "Pelado" e "Dos Santos" no lugar do suposto desaparecimento.
Risco de morte

O indigenista Bruno Pereira enviou uma mensagem ao procurador jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Eliésio Marubo, para alertar que corria risco de morte. A conversa foi relatada pelo advogado em depoimento à Polícia Federal. Trecho do interrogatório consta no relatório da PF enviado ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na última sexta-feira, Barroso determinou que a União e suas entidades e órgãos adotem providências necessárias para a localização de Bruno e do jornalista inglês Dom Phillips. A dupla foi vista pela última vez em 5 de junho.

Related Post

Desaparecidos no AM: PF diz que Pelado e irmão estão envolvidos BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 15 de junho de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...