Ação entre os dias 18 e 19 vai focar no controle do diagnóstico de diabetes Em sua terceira edição, iniciativa realiza um mutirão de exames, procedimentos de tratamento e orientações sobre a doença. Equipe receberá 250 pacientes pré-agendados



Acontece entre os próximos dias 18 e 19 o Diabetes em Ação, realizado pelo serviço de Oftalmologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Em sua terceira edição, a iniciativa realiza um mutirão de exames, procedimentos de tratamento e orientações sobre a doença. Em dois dias de atendimento, a equipe receberá 250 pacientes pré-agendados.

Desses, 100 farão o exame de fundo de olho, que mapeia a retina e identifica casos de retinopatia diabética – lesão na retina causada pela diabetes e responsável pela cegueira. As outras 150 pessoas já são diagnosticadas com a enfermidade em estado avançado.

“O grande problema é que o paciente com diabetes começa a sofrer essa alteração na retina e não percebe”, explica o chefe do serviço de Oftalmologia do HGF, Felipe Carvalho. “Por isso, é tão importante a realização desse exame, para que possamos ter um diagnóstico precoce e mais possibilidades de tratamento.”

Um dos principais tratamentos da retinopatia diabética – a ser oferecida aos pacientes durante a ação – é a fotocoagulação a laser, procedimento simples e indolor para reduzir o crescimento de vasos sanguíneos prejudicados pela diabetes, evitando os sangramentos que causam danos à visão.

AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR
Os pacientes atendidos pela iniciativa também passarão por avaliações de pé diabético (serviço de Estomaterapia), endocrinológica e nutricional. “O hábito de se alimentar de forma saudável melhora muito o controle do diabetes porque proporciona valores de glicemia adequados e diminui o risco do aparecimento de complicações”, reforça a responsável técnica do serviço de Nutrição do HGF, Lúcia Côrtes.

Para complementar o atendimento nutricional, os pacientes com retinopatia diabética receberão uma cesta básica com produtos estrategicamente escolhidos para consumo por pessoas com diabetes. A doação é do Instituto Rotary Club de Fortaleza Alagadiço.

Participam também da ação a Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO), a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest) e a empresa Bayer. No HGF, contribuem os serviços de Endocrinologia, Nutrição e Estomaterapia.

Related Post

Ação entre os dias 18 e 19 vai focar no controle do diagnóstico de diabetes Em sua terceira edição, iniciativa realiza um mutirão de exames, procedimentos de tratamento e orientações sobre a doença. Equipe receberá 250 pacientes pré-agendados BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...