Após decisão judicial, esposa do prefeito cassado assume a gestão em Iguatu


Iguatu-CE <>  O maior município da região Centro-Sul do Estado, tem nova prefeita interina a partir desta quinta-feira (3). O prefeito eleito da cidade, Ednaldo Lavor (PSD), e o vice, Franklin Bezerra, tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A presidente da Câmara, Eliane Braz, também do PSD, assumiu a Prefeitura no final da manhã e deve permanecer na função até a realização de novas eleições.

O fato curioso é que a gestão municipal muda de comando, mas não de família. Eliane é esposa do prefeito e ficará no comando da máquina pública. Após a decisão em segunda instância, a Justiça Eleitoral já pode marcar a data da eleição suplementar. O processo, entretanto, segue correndo, pois ainda cabe recurso ao prefeito cassado, que deve levar o caso ao Tribunal Superior Eleitoral, a quem caberá a palavra final.

“Irei sim assumir a gestão com firmeza, como uma mulher de garra, de luta, não sei se vai ser por um dia, uma semana. É uma determinação da Justiça, e a gente aguarda ser por poucos dias, mas estou aqui firme e forte para dar continuidade a essa gestão”, disse a prefeita interina, em sessão presidida pelo vice-presidente da Câmara, Rubenildo Cadeira (Republicanos).

Na última terça-feira (1º), o TRE-CE encaminhou à Câmara Municipal do Município um ofício assinado pelo juiz eleitoral Eduardo André Dantas Silva, da 13ª Zona Eleitoral do Estado, comunicando a decisão e determinando, “de imediato”, que a Câmara adote providências para o afastamento dos gestores. O ofício foi recebido pelo Legislativo na manhã de terça.

Diante do clima de instabilidade política, a população agora aguarda o Legislativo adotar as providências para o procedimento de posse da nova gestora, o que deve ocorrer ainda nesta quinta.

Lavor foi cassado por abuso de poder político ainda na eleição de 2020, quando foi eleito para o cargo.

(*) G1 <> CE

Related Post

Após decisão judicial, esposa do prefeito cassado assume a gestão em Iguatu BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...