CE tem chuvas acima de 100mm há 4 dias seguidos; novembro tem melhor início em 50 anos <> EM ACOPIARA NO PLUVIÔMETRO LOCALIZADO EM FRENTE AO LICEU CHOVEU 92 mm <> MAS TEVE BAIRRO COM 125 MM



Há quatro dias consecutivos o Ceará registra pluviometria acima de 100 milímetros em pelo menos uma cidade. Além dos intensos volumes, a chuva também tem banhado diversas cidades de forma heterogênea. Igualmente há quatro dias as precipitações atingem mais de 65 cidades. Com isso, este se tornou o melhor início de novembro das últimas 5 décadas.

Essas chuvas, conforme explicam especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ouvidos pelo Diário do Nordeste, já estavam previstas.

O meteorologista Flaviano Fernandes detalha que a atuação da La Niña tem contribuído para a ocorrência de chuvas no Ceará. No fim de outubro, ele antecipou com exclusividade ao Diário que a pré-estação chuvosa começaria de forma precoce.

A La Niña é o esfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Quando ela está atuando, aumentam as chances de ocorrência de chuvas em uma porção do Brasil, que contempla o Ceará.

Este prognóstico se confirmou. Outubro fechou com 88% acima da média e, novembro, em apenas uma semana já acumula 5 vezes o volume referente a média histórica mensal. Contudo, os dados são parciais e tendem a sofrer alteração ao longo do mês.
FORTES CHUVAS

Entre as 7 horas do domingo (6) e 7 horas desta segunda-feira, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) contabilizou chuvas em pelo menos 94 das 184 cidades do Estado.

Related Post

CE tem chuvas acima de 100mm há 4 dias seguidos; novembro tem melhor início em 50 anos <> EM ACOPIARA NO PLUVIÔMETRO LOCALIZADO EM FRENTE AO LICEU CHOVEU 92 mm <> MAS TEVE BAIRRO COM 125 MM BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...