Cúpula do G20 começa nesta terça-feira (15) na Indonésia <> PRESIDENTE BOLSONARO NÃO FOI NEM O MINISTRO DA ECONOMIA PAULO GUEDES



Os representantes do Grupo dos 20 (G20) –composto pelas maiores economias do mundo– se encontram nesta terça (15) e quarta-feira (16), em Bali, na Indonésia.

Essa será a primeira cúpula desde o início do confronto entre a Rússia e a Ucrânia, em 24 de fevereiro. A expectativa é de que a guerra seja um dos principais tópicos das conversas entre os líderes mundiais.

Mesmo não fazendo parte do grupo, a Ucrânia foi convidada pela nação anfitriã a participar do encontro. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, discursará virtualmente no primeiro dia de cúpula.

Além da guerra, também é esperado que o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, levante questões relacionadas à instabilidade econômica internacional e ao aumento do custo de vida, segundo informações do seu governo.

Outros tópicos que devem entrar em pauta são compromissos envolvendo o clima, insegurança alimentar no mundo e tensões sobre Taiwan, o Mar da China Meridional e a Coreia do Norte.

Ainda nesta segunda-feira (14), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, encontrou-se com o líder chinês Xi Jinping pela primeira vez desde que foi eleito, em uma reunião presencial em Bali.

Após a conversa, Biden disse a repórteres que estava “aberto e sincero” com Xi sobre os diversos assuntos em que Pequim e Washington discordam.

Quem participa

É esperado que todos os países que compõem o grupo participem do encontro. No caso das nações que não enviarão seus chefes de Estado (Brasil, México e Rússia), representantes oficiais dos governos devem estar presentes.

Confira a lista de participantes:
Joe Biden, presidente dos EUA
Xi Jinping, presidente da China
Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia (virtualmente)
Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá
Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão
Narendra Modi, primeiro-ministro da índia
Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália
Yoon Suk-Yeol, presidente da Coreia do Sul
Olaf Scholz, chanceler alemão
Emmanuel Macron, presidente da França
Mohammed Bin Salman, príncipe da Arábia Saudita
Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul
Tayyip Erdogan, presidente da Turquia
Alberto Fernández, presidente da Argentina
Marcelo Ebrard, ministro do México
Carlos França, ministro das Relações Exteriores do Brasil
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia e Charles Michel, presidente do Conselho Europeu
Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália
Joko Widodo, presidente da Indonésia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), não irá ao evento, assim como o ministro da Economia, Paulo Guedes. A delegação Brasileira será chefiada pelo ministro Carlos França e também inclui o secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos e dois funcionários da Coordenação-Geral de G20 do Ministério das Relações Exteriores.

Além dos líderes que integram o G20, também participa do encontro o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom.

*Com informações da Reuters e da CNN

Related Post

Cúpula do G20 começa nesta terça-feira (15) na Indonésia <> PRESIDENTE BOLSONARO NÃO FOI NEM O MINISTRO DA ECONOMIA PAULO GUEDES BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 15 de novembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...