Mês de Copa do Mundo: confira datas e feriados de novembro de 2022 O Brasil estreia no Mundial no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, a partir das 16h (horário de Brasília, contra a Sérvia



O mês de novembro deste ano será marcado pelo início da Copa do Mundo do Catar, no próximo dia 20. O período atípico de início da competição, que, normalmente, é realizada em junho e julho, se deu por conta das altas temperaturas do Oriente Médio no meio do ano. O Brasil estreia no Mundial no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, a partir das 16h (horário de Brasília, contra a Sérvia. Além disso, o mês também é repleto de feriados. Confira, abaixo, alguns deles.

Nesta quarta-feira, 2 de novembro, é celebrado o Dia de Finados. A data é celebrada com feriado no Brasil, incluindo o Ceará. O outro feriado nacional no mês é o do dia 15 de novembro, Dia da Proclamação da República. A data histórica, ocorrida em 1889, é celebrada como feriado em todo o País.

Neste ano, o feriado do Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, foi transferido para o dia 14 de novembro para os servidores públicos de Fortaleza. A Prefeitura de Fortaleza informou que a mudança se deu em função do calendário das eleições.

Dia da Consciência Negra

Apesar de adotado em alguns estados, o Dia da Consciência Negra, no dia 20, não é feriado no Ceará e nem em Fortaleza. A data, criada como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, é considerada como feriado em estados como Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Alagoas. Cidades como São Paulo e Goiânia também têm feriado neste dia.

Figuras célebres

O mês de novembro é marcado, ainda, pela lembrança de algumas figuras célebres da história da literatura e cultura em geral. Há três “centenários” no mês. Um deles é os 100 anos de morte do escritor carioca Lima Barreto (autor de clássicos como Triste fim de Policarpo Quaresma), nesta terça-feira, 1º.

Outro centenário é o de nascimento do escritor português José Saramago, no dia 16 de novembro. O escritor, falecido em 2010, é o único lusófono da história a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura. Isso ocorreu em 1998, com o livro Ensaio sobre a cegueira. Fechando a ‘tríade’, teremos, no dia 26 de novembro, os 100 anos de nascimento do cartunista estadunidense Charles Schulz (falecido em 2000), autor de personagens históricos como Snoopy e Charlie Brown.

Com informações da Agência Brasil.

Related Post

Mês de Copa do Mundo: confira datas e feriados de novembro de 2022 O Brasil estreia no Mundial no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, a partir das 16h (horário de Brasília, contra a Sérvia BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 1 de novembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...