MPCE discute uso de reconhecimento facial para identificação de pessoas envolvidas em ilícitos na Arena Castelão



O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou, na última terça-feira (01/11), reunião para discutir o uso da tecnologia de reconhecimento facial para a identificação de pessoas envolvidas em atos de vandalismo e outras condutas ilícitas durante as partidas de futebol realizadas na Arena Castelão. A ideia é utilizar o Portal de Exploração de Evidências Digitais (PEED), ferramenta desenvolvida em parceria entre Laboratório de Inovação (LINO) do MPCE e o programa Cientista Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Representando o MPCE, participaram do encontro os promotores de justiça Hugo Porto, coordenador do LINO, e Edvando França, coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (NUDTOR), e o servidor Otaci Martins, integrante da equipe do LINO. Também estiveram presentes os professores e pesquisadores da Universidade de Fortaleza (Unifor), Napoleão Vieira e Alzir Falcão.

O PEED tem entre suas funcionalidades a pesquisa de recortes de imagens de faces de pessoas em bases de dados disponibilizadas como fontes de dados, tais como as da Secretaria de Administração Penitenciária (já disponível); do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em fase final de assinatura de convênio; e novas bases que podem ser conveniadas como as dos programas de sócio-torcedor dos clubes de futebol cearenses.

Durante a reunião, o promotor de Justiça Edvando França fez explanação sobre os desafios envolvidos na proteção ao torcedor, bem como relatou sua experiência em conhecer alguns sistemas de segurança e identificação utilizados na Arena da Baixada (Curitiba, Paraná) e no Maracanã (Rio de Janeiro). Em seguida, o promotor Hugo Porto e os professores da Unifor apresentaram possibilidades para o uso do PEED nessa tarefa. A etapa seguinte será formar um grupo de trabalho para realizar uma visita à Arena Castelão e conhecer o sistema de monitoramento, captura de vídeos e imagens do estádio, com consequente obtenção de amostras para realizar os primeiros experimentos e testar a viabilidade da solução.

Related Post

MPCE discute uso de reconhecimento facial para identificação de pessoas envolvidas em ilícitos na Arena Castelão BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 6 de novembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...