Sarto ganha queda de braço e disputa pela Presidência da Câmara de Vereadores tem candidato de consenso


O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), ganhou a queda de braço e garantiu uma candidatura de consenso à Presidência da Câmara Municipal. A eleição a ser realizada no dia primeiro de dezembro terá como único nome ao comando do Legislativo o vereador Gardel Rolim (PDT).

Sem condições de conquistar apoio de colegas, o vereador Léo Couto (PSB) anunciou, nessa quarta-feira, que estava fora da disputa e desejou boa sorte ao colega Gardel.

O senador Cid Gomes, após reunião do presidente da Executiva Nacional do PDT, Carlos Lupi, com os vereadores pedetistas, foi escalado para costurar a unidade no grupo governista e convenceu Léo Couto a declinar da candidatura. Cid cumpre, também, o papel de bombeiro na relação entre PDT e PT.

Couto integra à base de apoio à administração José Sarto, chegou, na campanha eleitoral de 2022, a se distanciar do Paço Municipal para apoiar Elmano Freitas ao Governo e, após a briga eleitoral entre PDT e PT, se lançou à Presidência da Câmara de Vereadores na expectativa de representar uma alternativa ao nome lançado pelo PDT.

ELEIÇÃO DE 2024


A pacificação na base parlamentar de José Sarto na Câmara Municipal é considerada estratégica para o PDT nas eleições de 2024. A cúpula do partido, que enfrenta as dissidências internas após a desastrosa campanha de Roberto Cláudio ao Palácio da Abolição, tenta evitar o agravamento da crise interna e colocar em risco o projeto de manter a Prefeitura da Capital. Um dos passos nessa direção era justamente garantir o comando da Câmara de Vereadores com um aliado sintonizado com as diretrizes políticas e administrativas de José Sarto.

A eleição de um vereador fora desse cenário poderia gerar dissabores e criar contratempos para a gestão Sarto. Agora, o PDT elimina o que poderia ser um problema e garante a pacificação na base de apoio ao Paço Municipal. Como bombeiro, Cid Gomes amplia conversas entre pedetistas para convencê-los a participar do Governo de Elmano Freitas.

(*) Ceará Agora
www.carlosdehon.com

.

Related Post

Sarto ganha queda de braço e disputa pela Presidência da Câmara de Vereadores tem candidato de consenso BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...