Usina de Hidrogênio Verde funcionará com água tratada de esgotos no Ceará Um contrato de parceria foi assinado na última sexta-feira, 4, pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e a Utilitas, empresa constituída pela Cagece



A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai fornecer água de reuso para o Hub do Hidrogênio Verde do Ceará. Um contrato de parceria foi assinado na última sexta-feira, 4, pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e a Utilitas, empresa constituída pela Cagece. O Hidrogênio Verde será desenvolvido no Complexo Industrial Portuário do Pecém (CIPP), e por meio desta parceria, utilizará água de reúso proveniente dos esgotos tratados do macrossistema de esgotamento sanitário de Fortaleza.

Assinaram o contrato o presidente da Cagece, Neuri Freitas, o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, e o representante da Empresa Utilitas, Igor Borges. A celebração contou ainda com a participação do diretor Administrativo da Cogerh, Denilson Fidelis, da gerente de Relacionamento com o Usuário, Rejane Viana, e do representante jurídico da Cogerh, Carlos Mota.

O presidente da Cagece, Neuri Freitas, destacou a importância da parceria. “A assinatura do contrato é o pontapé inicial para que a gente comece a produzir água de reúso, faça todo o transporte e entregue lá no CIPP, para as indústrias de hidrogênio verde que irão instalar no CIPP”, disse Neuri.

A água para abastecimento das indústrias de Hidrogênio Verde será preferencialmente proveniente do reúso dos efluentes sanitários da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O fornecimento de água bruta para fins de reuso será realizado numa parceria Cogerh e Cagece, feito mediante tarifação de uso dos recursos hídricos. A estimativa é que a Cagece possa ofertar a demanda hídrica do hub de hidrogênio verde a partir dos esgotos tratados do seu sistema de esgotamento sanitário de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, diminuindo a dependência hídrica dos mananciais da região metropolitana de Fortaleza.

De acordo com o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, esta é a primeira experiência com abastecimento por meio de água de reúso no Ceará. “Estamos diversificando as alternativas de oferta hídrica e isso é muito valioso, um passo muito importante. Já temos experiências com a dessalinização, com água subterrânea e agora, com a água de reúso. Então julgo esta parceria com a Cagece importante marco para a gestão dos Recursos Hídricos do Ceará. Sem dúvidas uma iniciativa que beneficiará em grande escala a população cearense“, disse.
Hidrogênio Verde e a Água de Reuso

A água de reuso da Cagece surge como a melhor opção para uso industrial no Ceará, sendo produzida a partir do esgoto tratado pela companhia utilizando tecnologia capaz de gerar água de alta qualidade. Os esgotos tratados, ao invés de serem lançados no meio ambiente, passarão pelo tratamento complementar, produzindo a água de reuso que será utilizada nos processos de eletrólise adotados pelas usinas do hub de hidrogênio verde. A solução da Cagece com a água de reuso considerada de rápida, barata, eficiente e ambientalmente correta.

Related Post

Usina de Hidrogênio Verde funcionará com água tratada de esgotos no Ceará Um contrato de parceria foi assinado na última sexta-feira, 4, pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e a Utilitas, empresa constituída pela Cagece BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...