Ceará caminha para mais um aeroporto instalado no Estado Governadora Izolda Cela assinou o Decreto de Utilidade Pública para desapropriação da área de mais um equipamento, a ser construído em Morada Nova



O Ceará contará com seu mais novo aeroporto – o Aeroporto Regional do Vale do Jaguaribe, em Morada Nova – que terá investimento de cerca de R$ 90 milhões. Nesta última segunda-feira, 5, a governadora Izolda Cela (sem partido) assinou o Decreto de Utilidade Pública para a desapropriação da área do equipamento, que visa a contribuir para o transporte de pessoas e de cargas na região, apoiando o desenvolvimento logístico no Estado. Pelo menos 14 municípios serão beneficiados, de acordo com o Governo do Estado.

O aeródromo será construído em uma área de aproximadamente 230 hectares e ficará localizado na CE-265, Km 64, no Distrito Pedras, em Morada Nova. A escolha da localização levou em consideração a proximidade com o centro da cidade e o acesso às principais rodovias da região, além de ser uma área pouco povoada, predominantemente plana e com poucos impactos ambientais.

O projeto inicial de construção do novo aeroporto, que já tem a autorização prévia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), prevê uma pista de pouso e decolagem de 1.800 metros, pista de taxiway, pátio de aeronaves e terminal de passageiros com cerca de 600 metros de área construída, sendo no total, 230 hectares.

O secretário da Secretaria de Infraestrutura do Governo (Seinfra), Lúcio Gomes, em nota ao OPINIÃO CE, afirma que a proposta objetiva investir no Interior do Estado, sobretudo em cidades com potencial de crescimento econômico e social, prevendo o impulsionamento econômico dessas regiões polos, como é o caso da Região do Vale do Jaguaribe.

Questionada sobre a previsão de entrega do equipamento e de quantos voos entre cidades deverá ter, a Seinfra informou que ainda não tem data prevista. “Nosso objetivo também é buscar suporte logístico para o fluxo de cargas e estimular o turismo de negócios e religioso que podem ser explorados com os voos para essa região, além de fomentar importantes obras de infraestrutura que podem ser grandes atrativos de captação para novos investimentos no Estado”, esclarece o secretário da Infraestrutura.

PASSO SEGUINTE
Realizada a desapropriação do terreno, o passo seguinte é a confecção do projeto, para que, então, seja encaminhada a licitação. O equipamento terá capacidade para operar com aeronaves de médio porte, atendendo a mesma demanda dos equipamentos já implantados nas regiões de mesmo potencial de desenvolvimento.

DIFERENÇAS
O novo aeroporto de Morada Nova vai somar-se aos outros no Estado: Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Tauá, Quixadá, Canoa Quebrada, Sobral, Iguatu, São Benedito, Crateús, Camocim, Campos Sales e Fortaleza (Fraport). No entanto, há diferenças entre eles.

A Diretoria de Infraestrutura Rodoviária e Aeroportuária da Superintendência de Obras Públicas (SOP), por meio da Gerência de Programas e Operações Aeroportuárias, é responsável pela gestão de 10 aeroportos regionais do Estado do Ceará, cumprindo a competência da Superintendência para construir, manter, explorar, administrar e conservar aeroportos e campos de pouso.

A rede estadual de aeroportos é estruturada para atender às demandas de aviação civil, promover o desenvolvimento socioeconômico do Ceará e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

Atualmente, a rede cearense tem aeroportos com operações também de aviação comercial, como os de Jericoacoara e Aracati. Já os aeroportos de Camocim, Campos Sales, Crateús, Iguatu, Quixadá, São Benedito, Sobral e Tauá operam voos da aviação geral, sendo importantes também para a integração estadual.

De janeiro até outubro deste ano, passaram pelos aeroportos cearenses, 278.188 passageiros, se somado a aviação regular e geral. Os meses de janeiro e julho registram os dois maiores números até outubro de 2022. As informações oficiais são da SOP.

Related Post

Ceará caminha para mais um aeroporto instalado no Estado Governadora Izolda Cela assinou o Decreto de Utilidade Pública para desapropriação da área de mais um equipamento, a ser construído em Morada Nova BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...