Justiça paulista condena Paulo Galo por incendiar estátua de Borba Gato durante protesto Pena de 3 anos de prisão imposta ao ativista Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como Paulo Galo, foi substituída pela prestação de serviços comunitários



















247 - O motoboy e ativista Paulo Roberto da Silva Lima, de 33 anos, conhecido como Paulo Galo, foi condenado a 3 anos de prisão em regime aberto por incendiar a estátua do bandeirante Borba Gato, em São Paulo, durante um protesto em 2021. A pena, porém, foi substituída pela prestação de serviços comunitários. Ainda cabe recurso da decisão.

Segundo o juiz Eduardo Pereira Santos Junior, da 5ª Vara Criminal Central de São Paulo, Galo extrapolou o direito de expressão e de livre associação ao fazer uso de gasolina e de pneus para incendiar a estátua que homenageia o bandeirante paulista que escravizou negros e indígenas.

“A conduta efetivamente colocou em risco não só o patrimônio alheio, mas a vida das pessoas que se encontravam na região. […] Não é se ateando fogo em pneus em monumentos ou via pública que se legitimará o debate público sobre personagens históricos controversos. Existem os caminhos legais, por mais tortuosos que possam parecer. É assim que se vive em um Estado democrático de direito”, disse o magistrado em um trecho da decisão, segundo a Veja SP.

Related Post

Justiça paulista condena Paulo Galo por incendiar estátua de Borba Gato durante protesto Pena de 3 anos de prisão imposta ao ativista Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como Paulo Galo, foi substituída pela prestação de serviços comunitários BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...