Elegante e eficiente, metrô do Catar deu ‘show de bola’ durante a Copa do Mundo Um dos sistemas mais avançados do mundo, o elegante metrô de Doha levará os torcedores aos seus destinos durante a Copa do Mundo de futebol de 2022



(CNN) – É rápido. Dispensa condutores. Possui uma classe Gold para passageiros premium. E é um dos sistemas de metrô mais avançados já construídos no mundo.

Estamos falando do metrô de Doha, um sistema de transporte elegante que se encarregou de levar os torcedores aos seus destinos durante a Copa do Mundo de futebol que acontece no Catar.

Construída principalmente no subsolo e em toda a capital do país e seus subúrbios, a rede está em operação desde 2019. Trata-se de uma alternativa de transporte confiável em uma cidade em rápida expansão, na qual os moradores há muito dependem dos carros, e o trânsito fica frequentemente congestionado.

A primeira fase do projeto envolveu a criação de 37 estações, com três linhas (Vermelha, Verde e Dourada) que percorrem uma rede de 76 quilômetros.

Os trens de 60 metros de comprimento totalmente automatizados têm capacidade para 416 passageiros e são divididos em três seções: Standard, Family (para mulheres solteiras e homens ou mulheres viajando com crianças de 11 anos ou menos) e Gold (para portadores de um cartão de transporte chamado Goldclub).

Limpos e espaçosos, os trens podem atingir até 100 quilômetros por hora e são totalmente equipados com sistemas de câmeras internas e rede pública de wi-fi. Além disso, têm entradas USB para que os passageiros da classe Gold possam carregar telefones celulares e tablets durante a viagem.

odas as estações foram projetadas para representar uma visão de modernização e preservação, combinando características tradicionais da arquitetura regional com uma abordagem contemporânea.

“Era importante que o projeto se relacionasse com seu contexto, com a cidade de Doha e com o Catar”, disse Ben van Berkel, cofundador da UNStudio, um escritório de arquitetura holandês que se juntou ao Departamento de Arquitetura Ferroviária do Catar para criar as estações.

“Queríamos fundir o passado e o futuro do Catar em um gesto, então nos inspiramos em vários elementos arquitetônicos tradicionais do país – particularmente o arco – e ajustamos isso para criar o que chamamos de ‘espaços abobadados’”, continuou.

“Assim, enquanto os exteriores fazem referência à força monolítica da antiga arquitetura do Catar, os espaços interiores criam um efeito de luz, movimento e fluidez”.

Related Post

Elegante e eficiente, metrô do Catar deu ‘show de bola’ durante a Copa do Mundo Um dos sistemas mais avançados do mundo, o elegante metrô de Doha levará os torcedores aos seus destinos durante a Copa do Mundo de futebol de 2022 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...