Insegurança: pesquisa mostra que 1,8 milhão de brasileiros foram assaltados no ano passado



Dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 1,8 milhão de pessoas foram vítimas de roubo no país em 2021, o equivalente a 1,1% da população brasileira. O levantamento inclui roubo a carros, motos, bicicletas, dentro e fora do domicílio. A pesquisa ainda aponta que o uso de arma, não necessariamente de fogo, foi maior nos roubos de veículos, como carro (95%) e moto (86,2%). O percentual leva em conta somente o último roubo ocorrido nos 12 meses analisados. No roubo de bens fora do domicílio, o uso de arma ficou acima de 80%, enquanto nos roubos de bicicleta e domicílio, os percentuais foram menores (63,3% e 60,5%, respectivamente).

A arma de fogo foi o tipo de arma mais utilizada em roubos. Nos roubos de carro (97,6%), moto (96,9%) e domicílio (90,8%), em que foi utilizada alguma arma, mais de 90% eram armas de fogo. Nos roubos de bens fora do domicílio, o percentual de uso de armas de fogo ficou em 87,7%. Para o roubo de bicicleta, o uso de arma de fogo teve o menor resultado (69,5%). Na metodologia do IBGE, mais de uma arma podem ser usadas no crime.

O levantamento foi feito pelo IBGE em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do quarto trimestre de 2021. Os dados de roubos dentro e fora da residência não levam em conta os roubos de carros, motos e bicicletas, que foram analisados separadamente.

No caso dos bens roubados fora do domicílio, os itens mais citados foram telefone celular (83,7%), dinheiro (36,3%), documento (23,4%), cartão de débito ou crédito ou cheque (18,5%) e joia, bijuteria ou relógio (10%).

Related Post

Insegurança: pesquisa mostra que 1,8 milhão de brasileiros foram assaltados no ano passado BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...