NOVO GOVERNO Rui Costa diz que não haverá aumento de despesas em novos ministérios de Lula Número de postos mostra a dificuldade do presidente eleito em alocar tantos aliados que pleiteiam participação no primeiro escalão



A Esplanada dos Ministérios terá 37 pastas no futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio foi feito, ontem, pelo ex-governador da Bahia, Rui Costa — que assumirá a Casa Civil —, e evidencia a dificuldade para o presidente eleito alocar tantos aliados que reivindicam espaço no primeiro escalão. Inicialmente, se calculava que seriam entre 32 e 34 ministérios, o que já contrastava como o modelo do atual governo, com 23 pastas.

Costa anunciou o novo formato depois de reunião com Lula, que incluiu a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e o futuro presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Conforme disse, o atual Ministério da Infraestrutura será dividido em dois: Transportes e Portos e Aeroportos. Já o da Economia será desmembrado em quatro: Fazenda, Planejamento, Gestão e Desenvolvimento e Indústria e Comércio.

"Foi um pedido do presidente. O custo e o volume de gastos se manterá, independentemente da quantidade de ministérios. Estamos finalizando a estrutura com 37 ministérios, incluindo os que buscam garantir a transversalidade de ações de governo", disse, referindo-se às pastas das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Povos Indígenas.

Segundo Costa, a nova estrutura será criada por meio de uma medida provisória, utilizando os cargos dos atuais ministérios, que serão redistribuídos. Ele salientou a criação de pastas, no primeiro escalão de governo, que tenham foco na qualidade da gestão pública.

"A Economia se desmembra no Ministério de Planejamento para que o país, seguindo o exemplo de outras nações do mundo, possa efetivamente realizar o planejamento de longo prazo, com projetos estruturantes, cuidando da economia, cuidando da infraestrutura. Ou seja, projetar o Brasil para os próximos anos", salientou.

O futuro chefe da Casa Civil também citou a criação dos ministérios da Pesca, das Cidades e do Esporte. Porém, não foram anunciados os nomes de quem vai comandá-los, o que ocorrer nesta semana. "O presidente deve anunciar os demais ministros ao longo da semana. Ele está em conversas para definir esses nomes", observou.

Até o momento, Lula anunciou apenas seis ministros. Além de Costa, Fernando Haddad para a Fazenda; Flávio Dino para a Justiça; José Múcio Monteiro para a Defesa; e Mauro Vieira para as Relações Exteriores. No caso da Cultura, quem disse ter sido escolhida foi a própria Margareth Menezes, depois de um encontro com Lula.



Related Post

NOVO GOVERNO Rui Costa diz que não haverá aumento de despesas em novos ministérios de Lula Número de postos mostra a dificuldade do presidente eleito em alocar tantos aliados que pleiteiam participação no primeiro escalão BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 18 de dezembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...