Operação afasta prefeito e secretário por supostas irregularidades em Itaiçaba, no Ceará Foram cumpridos dois mandados de prisão e 19 mandados de busca e apreensão contra gestores públicos, ex-gestores e empresários



O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou, uma operação na cidade de Itaiçaba, no Vale do Jaguaribe, que determinou o afastamento cautelar das funções públicas, por 180 dias, do prefeito do Município e do secretário de Infraestrutura, Indústria, Comércio e Turismo. Ao todo, foram cumpridos dois mandados de prisão e 19 mandados de busca e apreensão contra gestores públicos, ex-gestores e empresários.

Os dois alvos de prisão foram o irmão do prefeito, que seria dono de uma empresa de fachada que realizava obras na cidade, e um outro empresário, proprietário da firma responsável pela limpeza pública. Os quatro são suspeitos de praticarem crimes de peculato, falsidades material e ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Segundo o Ministério Público, as buscas foram realizadas nas residências do prefeito, de secretários, ex-secretários municipais e de empresários, bem como na sede das empresas investigadas.

Na casa do prefeito, de um secretário municipal e de um empresário foram apreendidos R$ 67 mil em espécie, além de aparelhos celulares, computadores e documentos relacionados aos contratos investigados. As medidas cautelares requeridas pelo MPCE foram deferidas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). O Poder Judiciário determinou ainda o imediato encerramento dos contratos da Prefeitura com as empresas investigadas.

Investigação

A operação da Procap começou em abril deste ano, a partir de informações repassadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Há indícios de ilicitudes nos contratos de prestação de serviços de obras e de limpeza pública da Prefeitura de Itaiçaba. Segundo o TCE, entre 2020 e 2022, o Município repassou às duas empresas mais de R$ 5 milhões. Há suspeita de que as licitações eram direcionadas para as empresas investigadas, com realização indiscriminada de aditivos contratuais e inexistência de fiscalização do serviço prestado.

Related Post

Operação afasta prefeito e secretário por supostas irregularidades em Itaiçaba, no Ceará Foram cumpridos dois mandados de prisão e 19 mandados de busca e apreensão contra gestores públicos, ex-gestores e empresários BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...