Petistas dizem que PEC do Estouro será votada nesta quinta, mas dúvida permanece Outros líderes partidários afirmaram ainda não ter certeza se há votos suficientes para medida ser votada



Os deputados federais do PT Reginaldo Lopes (MG) e José Guimarães (CE) afirmaram, na noite desta quarta-feira (14), que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Estouro será votada na tarde desta quinta-feira (15) no plenário da Câmara dos Deputados.

“O Parlamento está sensível, quer votar, e nós vamos construir essa votação amanhã à tarde”, disse Lopes.

No entanto, em conversa com a CNN, sob reserva, outros líderes partidários afirmaram ainda não ter certeza se há votos suficientes para a PEC ser votada. Para ser aprovada no plenário, é preciso ao menos 308 votos favoráveis ao texto em dois turnos de votação. Há líder do centrão que diz haver, no máximo, 240 votos favoráveis no momento. O PT ainda não diz quanto contabiliza.

Não há consenso inclusive dentro de partidos que o PT espera ter ao seu lado na votação da PEC na busca de construir uma base aliada mais robusta a partir do ano que vem. Por exemplo, PP, PSD e União Brasil.

Ainda há outras reuniões previstas entre lideranças da Câmara até a tarde desta quinta para discutir o assunto. Enquanto isso, não está descartado deixar a votação da PEC somente para a próxima terça-feira (20), na última semana antes do recesso parlamentar.

Também ainda não há consenso quanto ao conteúdo do texto. Na atual base do presidente Jair Bolsonaro (PL) e no centrão, parte dos deputados reclama de valores e prazo para o Auxílio Brasil turbinado, que deve voltar a se chamar Bolsa Família, previstos na PEC.

Outros pontos de divergência são deixar a equipe de transição como um dos responsáveis pela destinação de recursos tratados pela PEC, a possibilidade do uso de recursos “esquecidos” do PIS/Pasep e a previsão que permite mudança de âncora fiscal por projeto de lei complementar, por exemplo.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), passou horas desta quarta à noite em reuniões internas com líderes partidários e o relator da PEC, Elmar Nascimento (União Brasil-BA) em seu gabinete na Casa para negociar a PEC. Na terça-feira (13), Lira havia dito a interlocutores que ainda não havia votos suficientes.

Na saída da reunião, Elmar afirmou que irá apresentar o relatório nesta quinta.

“Ainda vão ter [reuniões], porque é preciso a gente mensurar os votos, os líderes estão trabalhando nisso. É óbvio que, quando se tem uma PEC dessa importância, na votação você tem que ter a garantia da aprovação. E, tendo essa garantia, essa perspectiva da aprovação, ela será submetida à votação amanhã mesmo”, disse.

Sobre o texto, afirmou que “refletirá a vontade dos líderes”. “Se eles conseguirem demonstrar que têm voto suficiente para apresentar e aprovar o texto que veio do Senado, será mantido o texto que veio do Senado.”

O texto do Senado até pode ser aprovado como uma base, avaliam líderes. Mas a tendência é que diversos partidos apresentem série de sugestões de mudanças ou supressões à proposta em plenário.

Related Post

Petistas dizem que PEC do Estouro será votada nesta quinta, mas dúvida permanece Outros líderes partidários afirmaram ainda não ter certeza se há votos suficientes para medida ser votada BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...