Pré-estação no Ceará começa nesta quinta-feira com chuvas em mais de 70 cidades Conforme Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Fundação Cearense, no contexto do semiário cearense, toda precipitação é importante para a garantia hídrica do Estad



Esta quinta-feira, 1º, marca o início oficial da pré-estação chuvosa no Ceará, que segue até 31 de janeiro de 2023. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o período corresponde a aproximadamente 16% das chuvas anuais, ou seja, cerca de 130 dos 800 milímetros anuais. De acordo com previsão da Funceme, choveu em ao menos 78 municípios cearenses no último intervalo de 24 horas. Os maiores acumulados ocorreram em Santana do Acaraú (95,4 mm), Pacujá (95,2 mm) e Massapê (41,2 mm).

Conforme Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Fundação Cearense, no contexto do semiário cearense, toda precipitação é importante para a garantia hídrica do Estado.

“Toda chuva é bem-vinda pra nós, aqui no Ceará. E essa nossa pre-estação chuvosa deve iniciar com chuva em todo o estado do Ceará. Áreas de instabilidade influenciada por um sistema que está ali no Oceano Atlântico, próximo a Bahia, vai trazer condições favoráveis para formação de nuvens de chuva nesses primeiros dias do mês“, disse.

Para esta quinta-feira, as chuvas deverão começar pelos extremos do Estado, ou seja, litoral, Maciço e o sul, onde está o Cariri. Por fim, para a próxima sexta-feira, 2, a tendência é de redução nos acumulados. A previsão de momento é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões, com baixa possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea.

As precipitações estão associadas à influência de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que está posicionada mais ao sul do Nordeste, e efeitos locais (temperatura, relevo e umidade), além do sistema de brisa.



Related Post

Pré-estação no Ceará começa nesta quinta-feira com chuvas em mais de 70 cidades Conforme Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Fundação Cearense, no contexto do semiário cearense, toda precipitação é importante para a garantia hídrica do Estad BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...