Procurador de Justiça do Ceará discute liberação de recursos dos precatórios do Fundef para os professores do Estado



O procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas, reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (15), com a procuradora-geral do Estado do Ceará, Camily Cruz, com a secretária de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Eliana Nunes Estrela, e com o presidente em exercício do Sindicato APEOC, Francisco Reginaldo Ferreira Pinheiro, para tratar sobre o acompanhamento, pelo Ministério Público, dos repasses dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundeb), antes chamado de Fundef, para o Estado.
o (CAOEDUC), Elizabeth Almeida, e do promotor de Justiça 
A reunião também contou com a participação da procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educaçãe coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, Elder Ximenes.

A reunião teve como pauta o recebimento, pelo Estado do Ceará, da complementação dos valores do referido fundo, referente ao período entre 1998 e 2006, e o respectivo repasse para profissionais do magistério e investimentos na política educacional do Estado.

Na ocasião, sindicato e governo do Estado elencaram ações que vêm sendo realizadas, nas respectivas searas de atuação dessas instâncias, para efetivação da aplicação e do repasse dos recursos a serem recebidos, após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com acordo judicial já homologado, o qual assegura aos professores receberem 60% dos recursos do antigo Fundef, estando em consonância com a Emenda Constitucional nº 114/2021.

O Ministério Público pontua que, para uma efetiva prestação da Política de Educação, é necessário um conjunto de iniciativas dos entes públicos, visando somar esforços voltados para o fortalecimento, a eficiência, a efetividade e a qualidade desse serviço. Além disso, o MPCE está acompanhando o cumprimento da aplicação dos precatórios do Fundef, tanto em relação ao repasse do percentual que deve ser destinado aos profissionais do magistério, quanto ao que deve ser destinado a investimentos em educação.

Com informações do MPCE.

Related Post

Procurador de Justiça do Ceará discute liberação de recursos dos precatórios do Fundef para os professores do Estado BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...