Deputados indicam o quadro de renovação da Assembleia Legislativa nas eleições deste ano



Os deputados da Assembleia Legislativa avaliam que a renovação na Casa será expressiva no pleito deste ano, a exemplo do que já vem ocorrendo nas últimas eleições. Pelo menos dez parlamentares eleitos em 2018 não tentarão renovar seus mandatos, o que deve contribuir para, pelo menos, uma renovação de mais de 20% dos quadros atuais.

De acordo com o portal Divulgacandcontas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pouco mais de 540 candidaturas estão aptas para o pleito eleitoral deste ano visando uma das 46 vagas na Assembleia Legislativa. Faltando pouco mais de 10 dias para a eleição, alguns parlamentares fazem suas apostas e especulam sobre como cada partido deve se sair após o resultado das urnas.

No PDT, por exemplo, maior agremiação em atuação no Ceará, a expectativa é que um total de 14 deputados sejam eleitos. Nomes como do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique, da irmã de Ciro Gomes, Lia Gomes, do ex-prefeito Cláudio Pinho e de Guilherme Bismarck são apontados como potenciais novos eleitos na sigla pedetista.

A Federação PT, PCdoB e PV trabalha com a possibilidade de eleição de até sete candidatos, a maioria sendo da sigla petista e em reeleição. Um nome apontado por esses analistas partidários como possível novo eleito seria Guilherme Sampaio, vereador de Fortaleza e que assumiu o mandato de deputado estadual por quatro meses.

De acordo com a especulação de alguns parlamentares, o União Brasil tende a eleger quatro nomes para a Assembleia Legislativa, tendo a possibilidade de eleição de dois novatos: Firmo Camurça, apoiado pelo prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa e Oscar Rodrigues, pai do deputado federal Moses Rodrigues.

Ainda de acordo com essas avaliações, o MDB pode reeleger quatro dos seus atuais quadros, enquanto o PP tende a manter três cadeiras na Casa. O PSD também visa a eleição de três nomes, sendo a maior aposta em Gabriella Aguiar, filha de Domingos Filho, candidato a vice-governador.

O PL tem apostado suas fichas em quatro nomes. Dra Silvana para reeleição, além de Marta Gonçalves, esposa do presidente do partido, Acilon Gonçalves, Alcides Fernandes, pai de André Fernandes e Carmelo Neto, vereador de Fortaleza. O PSDB também aposta na eleição de três nomes, enquanto o Republicanos foca nas reeleições de Apóstolo Luiz Henrique e David Durand.

46 deputados

O PMN acredita na eleição de um nome e estão na disputa Gabriel Saboia, filho do vereador Welington Saboia, e o vereador Lucinildo Frota. O PSOL tende a reeleger Renato Roseno, apesar de o parlamentar ter informado ao Blog do Edison Silva que a aposta seria em dois quadros para o Legislativo Estadual. Tam Oliveira, irmão do deputado federal Vaidon Oliveira, é o nome que tem recebido do Avante para a eleição deste ano.

Dos 46 deputados da Assembleia Legislativa, dez não tentarão reeleição. Elmano de Freitas (PT) disputa o Governo do Estado, Érika Amorim (PSD) é candidata ao Senado, Augusta Brito (PT) é suplente na candidatura de Camilo (PT) ao Senado. Soldado Noélio (UB), Fernanda Pessoa (UB), Nelinho (MBD), Delegado Cavalcante (PL) e André Fernandes (PL) tentam vaga na Câmara Federal. Carlos Felipe (PCdoB) e Aderlânia Noronha (SD) decidiram não concorrer ao pleito deste ano.

Related Post

Deputados indicam o quadro de renovação da Assembleia Legislativa nas eleições deste ano BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...