Geral Chanceler de Lula cumpre agenda na Palestina neste domingo (17) em meio à crise diplomática entre Brasil e Israel

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, desembarcou neste domingo (17) Ramala, na Palestina, em meio à crise diplomática entre o Brasil e Israel.

A viagem faz parte de um giro de cinco dias que o chanceler brasileiro fará por quatro localidades do Oriente Médio: Palestina, Jordânia, Líbano e Arábia Saudita.

Na primeira agenda deste domingo, Mauro Viera se reuniu com o chanceler palestino, Riyad al-Maliki.

Segundo o Itamaraty, no encontro, o palestino “descreveu a extrema gravidade da situação humanitária em Gaza”.

No encontro, Vieira e al-Maliki discutiram a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que controla a Faixa de Gaza. Desde o início da guerra, segundo o Hamas, mais de 30 mil pessoas morreram em razão do conflito.

A reunião entre os dois chanceleres aconteceu no contexto da crise diplomática do Brasil com Israel, causada por declarações recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem se referido ao que acontece em Gaza como um “genocídio”. Lula também tem enfatizado que mulheres e crianças inocentes estão entre as vítimas.

Em razão dessas e de outras declarações — como a que comparou as mortes na região ao que Adolf Hitler fez contra os judeus —, Lula foi declarado “persona non grata” pelo governo de Benjamin Netanyahu.

Em resposta a esse episódio e diante da avaliação de que o governo local quis “humilhar” o embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, Lula chamou o diplomata de volta ao Brasil para consultas. De caráter excepcional, a medida demonstrou, em linguagem diplomática, a insatisfação do Brasil com o governo israelense.

“[Durante a viagem, Mauro Vieira] tratará de questões regionais de relevância e interesse mútuo, em particular o conflito e a aguda crise humanitária que atingem a Faixa de Gaza e sua população, bem como as perspectivas para estabelecimento de um cessar-fogo e eventual retomada de negociações voltadas a alcançar paz duradoura para o Oriente Médio”, informou o governo brasileiro.


Neste domingo, Vieira também representará Lula em uma cerimônia na qual será concedido ao petista o título de membro honorário do Conselho dos Curadores da Fundação Yasser Arafat.

g1

Related Post

Geral Chanceler de Lula cumpre agenda na Palestina neste domingo (17) em meio à crise diplomática entre Brasil e Israel BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 17 de março de 2024

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...