SAÚDE DOR NO CIÁTICO ENTENDA O QUE CAUSA E COMO TRATAR O PROBLEMA



A ciatalgia, mais conhecida como dor no ciático, é uma condição bastante comum, que pode atingir até 40% da população mundial. Suas causas podem ser uma hérnia de disco ou osteofitose (bico de papagaio), que promovem a compressão do nervo ciático na região glútea. Além disso, a infecção viral por Herpes Zoster também pode causar o problema.
Sintomas além da dor
O quadro se caracteriza por quadro de dor intensa, que pode atingir a região glútea e/ou irradiar pelo glúteo, região posterior da coxa e região lateral da perna, chegando até o pé, explica o Dr. José Humberto Pereira Júnior, ortopedista e especialista em coluna do Grupo Spine.

Por isso, um sintoma pouco comentado da dor no ciático, mas bastante comum, é o formigamento e dormência nos dedos do pé. “Pode haver ainda perda de força em uma região específica (miótomo) ocasionando quadros de fraqueza no pé e tornozelo”, esclarece o médico.

Como prevenir a dor no ciático?
Conforme o especialista, ter bons hábitos alimentares, evitar tabagismo e praticar atividades físicas regularmente são formas de evitar o surgimento da dor no ciático.

José Humberto destaca principalmente os exercícios voltados para grupos musculares que se relacionam diretamente com a coluna e bacia. Isso porque eles podem reduzir as chances de desenvolver hérnias discais e artrose da coluna (espondilose) e consequentemente evitar dores no nervo.

Related Post

SAÚDE DOR NO CIÁTICO ENTENDA O QUE CAUSA E COMO TRATAR O PROBLEMA BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 25 de março de 2024

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...