Neste domingo (18/5) uma missa realizada na Praça São Pedro para milhares de fiéis marcou o começo, oficial, do pontificado do papa Leão XIV. A cerimônia começou dentro da Basílica, onde os religiosos se reuniram diante do túmulo de São Pedro e consograram as insígnas apostólicas que depois foram levadas em procissão até o altar.
A passagem do Evangeliário, do Pálio e do Anel do Pescador ao papa Leão XIV oficializa o pontificado do novo líder da Igreja Católica.
Antes de começar a celebração, o papa Leão XIV passou com o papamóvel entre cerca de 200 mil fiéis presentes na praça São Pedro. Durante a missa, os símbolos foram transferidos ao novo papa. O anel do pescador foi entregue ao papa Leão XIV por cardeal filipino Antônio Tagle — que antes do conclave, era cotado a ser o próximo pontífice.
Visivelmente emocionado, o papa Leão XIV recebeu o anel, observou o item e fez um momento de auto reflexão.
Na homilia, o papa falou sobre a missão que recebeu e lembrou a morte do antecessor, Francisco, que morreu aos 88 anos. "A Morte do papa Francisco encheu nossos corações de tristeza, e naquela hora difícil sentimos como as multidões do evagelho dizem: 'como ovelhas sem pastor'. No entanto, precisamente no dia de Páscoa, recebemos sua última benção e, à luz da ressureição, recebemos a certeza que o Senhor nunca abandona seu o povo mas congrega-os quando se dispersa", afirmou Leão XIV.
Nenhum comentário: