A estiagem voltou a preocupar o Ceará. O mais recente boletim do Monitor de Secas, divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), aponta uma piora significativa nos indicadores e o avanço da seca fraca no Estado.
De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira passada, 16, a área do território cearense sem registro de seca caiu de 80,04% em março para apenas 45,08% em abril. Com isso, mais da metade do Estado passou a ser afetada pelo fenômeno climático.
A condição de seca fraca, que no mês anterior atingia 19,96% do estado, saltou para 54,92%. O relatório também registra, pela primeira vez desde dezembro de 2023, o retorno da seca moderada, que agora afeta 1,54% do território. As regiões mais impactadas estão concentradas nas áreas central e sul do Ceará.
Conforme o Monitor, os efeitos da seca já podem ser sentidos em curto prazo, com impactos negativos no plantio, no desenvolvimento de culturas agrícolas e na alimentação de rebanhos, devido à redução da pastagem.
Nenhum comentário: