LEMA SANTO AGOSTINIANO
O Vaticano divulgou ontem, sábado (10) o brasão, o lema e a foto oficial do Papa Leão XIV, recém-eleito ao trono de Pedro.
O brasão papal é dividido diagonalmente em dois campos. Na parte superior, de fundo azul, está representado um lírio branco — símbolo tradicional de pureza e simplicidade. Já na parte inferior, em tom claro, aparece uma imagem ligada à espiritualidade agostiniana: um livro fechado com um coração transpassado por uma flecha. O desenho remete à conversão de Santo Agostinho, que descreveu sua experiência com as palavras: “Vulnerasti cor meum verbo tuo”— “Feriste meu coração com a tua Palavra”.
Leão XIV manteve o mesmo brasão escolhido quando foi consagrado bispo, bem como seu lema episcopal: “In Illo uno unum”. A expressão, retirada de um sermão de Santo Agostinho sobre o Salmo 127, traduz-se como “No Único, um só” — evocando a unidade de todos os cristãos em Cristo.
Em entrevista concedida à mídia vaticana em julho de 2023, o então cardeal Robert Prevost, hoje Papa Leão XIV, já havia sinalizado o eixo de seu pensamento:
"Unidade e comunhão fazem parte do carisma da Ordem de Santo Agostinho e do meu modo de agir e pensar. Acredito que é muito importante promover a comunhão na Igreja", afirmou.
Nenhum comentário: