Vaticano realiza missa que inicia conclave para escolha do novo papa

Roma - A igreja Católica iniciou os ritos do conclave que escolherá o próximo papa, que vai liderar 1,4 bilhão de fiéis. Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (7/5), uma missa foi celebrada pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, que afirma que os cardeais assumirão a máxima responsabilidade humana e clerical ao escolherem o pontífice.

Durante a homilia, o cardeal Re destacou que na eleição do novo papa é sempre o apóstolo Pedro que retorna. "Que o Espírito Santo ilumine a mente dos nossos cardeais", rogou, ao finalizar a oração.

Todos os cardeais participaram da missa e usaram batinas vermelhas e a mitra branca, que foi retirada em certos momentos. A basílica, considerada a maior igreja do mundo, ficou lotada. Alguns fiéis se emocionaram e choraram quando o coral executou músicas sacras.

Os cardeais seguirão para a Casa Santa Marta, onde almoçarão e de lá serão levados ao Palácio Apostólico, às 15h45, de onde sairão em procissão até a Capela Sistina.

Às 16h30 no horário de Roma (11h30 no horário de Brasília) desta quarta-feira, as portas da Capela Sistina serão fechadas para a votação de um novo papa, eleito com ao menos dois terços dos votos dos cardeais. Quinze minutos antes, os 133 religiosos — eles são 135, mas dois não foram ao Vaticano por motivos de saúde — sairão da Capela Paulina, no Palácio do Vaticano, onde rezarão a Ladainha de Todos os Santos e partirão em procissão até a Capeia Sistina.

(*) Correio Braziliense

Related Post

Vaticano realiza missa que inicia conclave para escolha do novo papa BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 7 de maio de 2025

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...