Em Acopiara no centro-sul cearense faz 32° C, CHOVEU NA MADRUGADA DE HOJE 20 mm. Atualização 13h13

 

Choveu 20 mm na madrugada de hoje na Terra do Lavrador

Polícia Federal revelou, por meio de operações recentes, conexões entre facções criminosas, o mercado financeiro e o setor de combustíveis/////SEGUNDA-FEIRA, 01/09, 10h53

A Polícia Federal revelou, por meio de operações recentes, conexões entre facções criminosas, o mercado financeiro e o setor de combustíveis. As apurações também expuseram indícios de relações entre grupos do crime organizado e a política, com uso de emendas parlamentares em esquemas fraudulentos. As informações foram divulgadas pelo jornal Carta Capital.

Ofertas de setembro na MOVELETRO!

Sete policiais acusados de se omitir e não socorrer vítimas da Chacina do Curió são absolvidos Os policiais militares estavam de serviço no dia da chacina e foram acusados de compor 'Núcleo da Omissão'. Ministério Público e Defensoria Pública irão recorrer da decisão

Sete dias após o início do 4º Júri do Curió, o Conselho de Sentença formado por sete jurados populares decidiu absolver os sete policiais militares réus acusados de compor o 'Núcleo da Omissão'.

Foram mais de 75 horas de sessão, ao todo, e mais de nove horas de votação apenas na fase de quesitos, até a sentença ser divulgada na noite deste domingo (31).

O Diário do Nordeste acompanhou o julgamento no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, desde a última segunda-feira (25).

Com as absolvições, agora são 19 PMs denunciados pelo massacre que terminam inocentados.

Pela decisão do júri, ficam revogadas, a partir deste domingo, todas as medidas cautelares e restrições de direitos aplicadas aos réus. Os militares estavam em serviço administrativo e agora poderão voltar para as ruas.

ADVOGADOS DE PMS COMEMORARAM ABSOLVIÇÃO

Os policiais militares julgados neste processo foram defendidos por três advogados: Valmir Medeiros, Carlos Bezerra Neto e Talvane Moura. Cada jurista ficou responsável pelos agentes que compunham cada uma das três viaturas tidas como o "Núcleo da Omissão" da chacina do Curió.

Para Medeiros, a "justiça foi feita". Ele disse que os clientes deixaram o Fórum "de cabeça erguida" e celebrou a absolvição dos agentes por "unanimidade". "Os jurados entenderam que nenhum deles praticou nenhum dos crimes. [...] Isso não tira a injustiça que foi feita contra os que morreram", afirmou.

Moura, por sua vez, criticou o posicionamento da acusação, representada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), e assegurou que os clientes não tinham conhecimento da chacina até o chamado da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Por fim, Bezerra Neto destacou que a decisão do júri retira todas as medidas cautelares contra os réus e os coloca de volta à ativa, nas ruas.
ACUSAÇÃO IRÁ RECORRER

O MPCE, responsável pela acusação contra os PMs, recebeu a decisão do júri com "serenidade e respeito", mas afirmou que irá recorrer.

Também deve recorrer a Defensoria Pública do Estado (DPCE), que atuou como assistente da acusação. Os processos subirão ao Tribunal de Justiça (TJCE).
PMS ESTAVAM DE SERVIÇO

Conforme os Memoriais Finais do MPCE, os sete agentes estavam de serviço pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), divididos em três viaturas policiais, entre a noite de 11 de novembro e a madrugada de 12 de novembro de 2015.

Três réus estavam na Viatura RD 1087: o sargento Farlley de Oliveira (comandante), o soldado Francisco Flávio (motorista) e o soldado Renne Diego (patrulheiro). Segundo testemunhas e imagens de câmeras de segurança, a composição policial teve contato com integrantes de um "comboio", que estavam encapuzados e teriam participado do assassinato de Renayson Girão da Silva (uma das vítimas da chacina).

Já o cabo Daniel da Silva (comandante), o soldado Luís Fernando (motorista) e o soldado Gildácio da Silva (patrulheiro) estavam na Viatura RD 1301, que recebeu uma ocorrência de disparo de arma de fogo, na Rua Ozélia Pontes, por volta de 23h17 do dia 11, mas permaneceu parada até 23h22 e, em seguida, se dirigiu ao sentido oposto à ocorrência, segundo o Ministério Público.

Outra ocorrência de disparo de arma de fogo, na Rua Nelson Coelho, foi registrada às 0h26 do dia 12 de novembro daquele ano e despachada, às 0h34, para a Viatura RD 1301. Porém, a equipe policial não se colocou em rota nem informou ter comparecido ao local, o que obrigou a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) a transferir a ocorrência para a Viatura RD 1072

O patrulheiro da Viatura RD 1072 era o soldado Francisco Fabrício Albuquerque de Sousa, que também foi julgado nesta semana.

O comandante da equipe, o cabo Thiago Aurélio de Souza Augusto, e o motorista da viatura, o cabo Ronaldo da Silva Lima, já foram julgados e absolvidos no júri popular realizado em agosto de 2023.

(*)Diário do Nordeste

Homem é preso por matar mototaxista atropelado para fugir da esposa que o flagrou saindo de motel

Um homem foi preso, suspeito de matar um mototaxista atropelando-o com um carro, enquanto tentava fugir da esposa que o flagrou saindo de um motel com outra mulher, às margens da BR-020, em Tauá, no interior do Ceará, na madrugada deste domingo (31).

Conforme o auto de prisão em flagrante ao qual o g1 teve acesso, o mototaxista Francisco Sales de Oliveira havia sido contratado pela esposa do suspeito para levá-la ao local. Ao chegar, a mulher avistou o carro do marido deixando o estabelecimento.

Houve uma discussão entre o casal, ocasião em que o suspeito, identificado como Ediu Edson Ferreira Lô, atropelou o mototaxista, que morreu no local.

A Associação de Mototaxistas de Tauá divulgou uma nota de pesar pela morte do motociclista, que será sepultado nesta segunda-feira (1º).

"Que Deus conforte o coração de todos neste momento de dor", publicou a Associação.

Prisão

Após o atropelamento, Edson saiu correndo descalço pelas margens da rodovia, enquanto era perseguido pela esposa, que carregava um celular na mão e aparentemente tentava fazer uma ligação.


Uma viatura da Polícia Militar que patrulhava a via presenciou a cena, parou e ouviu o relato da mulher sobre o ocorrido. Os policiais realizaram buscas e conseguiram capturar Edson em um matagal.

No motel, os militares encontraram o corpo de Francisco Sales caído embaixo do carro do suspeito. Dentro do veículo, foram encontradas latas de cerveja.

Além disso, Edson apresentava sinais de embriaguez e relatou aos policiais que desejava se separar da esposa, mas ela não aceitava a situação.

O suspeito foi autuado em flagrante por homicídio qualificado e teve a prisão preventiva decretada em audiência de custódia.

"O investigado, após discussão conjugal, em veículo automotor sob visível estado de embriaguez, veio a atropelar e causar a morte de um terceiro que se encontrava nas proximidades do local. [...] A fuga do local e a tentativa de esconder-se em matagal após o atropelamento reforçam a periculosidade concreta da conduta e indicam propensão a frustrar a aplicação da lei penal", diz um trecho da decisão do juiz.

(*) g1 CE

Polícia prende suspeitos de expulsar moradores de comunidade do interior do Ceará

Seis pessoas foram presas no início da manhã desta segunda-feira (1°) pelo envolvimento com organizações criminosas nas cidades de Mauriti, São João do Jaguaribe, Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Alto Santo e Limoeiro do Norte. Elas também são suspeitas de expulsar moradores do distrito de Uiraponga, em Morada Nova.

Na operação, a Polícia Civil cumpriu 22 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão. Os alvos também são investigados por crimes como homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de arma e organização criminosa.

Em julho, o criminoso que ordenou a expulsão de moradores foi preso em São Paulo. Agora, a polícia realiza a segunda fase dessa investigação, prendendo mais suspeitos de envolvimento no crime.

Com medo das ameaças dos criminosos, a maioria dos moradores abandonou as casas na comunidade da zona rural. A insegurança comprometeu até o funcionamento do comércio, da escola — que ficou sem aulas — e do posto de saúde, que também suspendeu as atividades.

O g1 apurou que o mandante das expulsões integra a facção Terceiro Comando Puro, de origem carioca.

A ordem para expulsar os moradores ocorreu após integrantes de uma facção rival matarem um integrante do Terceiro Comando Puro em uma praça do distrito de Uiraponga. Os dois grupos disputam o domínio da região para monopolizar a venda de drogas.

Segundo a Secretaria da Segurança, o homem de 25 anos responsável por ordenar as expulsões foi localizado escondido em um imóvel na capital paulista. A captura foi realizada por equipes policiais do Ceará e de São Paulo.

(*) g1 CE

Exército ordena "tolerância zero" com aglomerações perto de quartéis

O Exército vai vetar aglomerações e atos próximos de unidades militares em meio ao julgamento do núcleo crucial do plano de golpe, que começa nesta terça-feira (2) no STF (Supremo Tribunal Federal).

Outro ponto de atenção são as manifestações convocadas para o 7 de setembro, que ocorrerá em meio à análise do caso na Primeira Turma da Corte.

A ordem repassada aos comandos de área é de tolerância zero com eventuais manifestações.

Além disso, o Comando Militar do Planalto (CMP) e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal têm feito reuniões permanentes para discutir a segurança tanto durante o 7 de Setembro quanto ao longo do período do julgamento.

Em Brasília, os atos devem se concentrar na região da Torre de TV, distante das unidades militares e também da Praça dos Três Poderes.


Sob reserva, oficiais avaliam que não haverá atos no entorno dos quartéis. Um dos motivos é o posicionamento do Alto Comando do Exército, apontado ao longo das investigações da trama golpista, de que rechaçou a ideia de um plano de golpe para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder. A postura da cúpula desagrada apoiadores do ex-presidente.

O julgamento, porém, é sensível para as Forças Armadas pelo número de militares acusados de tentar dar um golpe de Estado. Ainda assim, oficiais repetem com frequência o discurso do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, de que é "preciso separar o CPF do CNPJ". Ou seja, punir maus militares e preservar as instituições.

Nesta primeira fase, serão julgados Bolsonaro, que é capitão do Exército; o tenente-coronel Mauro Cid, delator da trama; e três generais de quatro estrelas: Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional), Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira (ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil). Além do almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha.

(*) CNN Brasil

TRAGÉDIA Terremoto deixa mais de 800 mortos no Afeganistão

Um terremoto de 6 graus de magnitude, seguido por cinco tremores secundários que foram sentidos a centenas de quilômetros de distância, matou mais de 800 pessoas e deixou mais de 2.700 feridas no leste do Afeganistão, informaram as autoridades locais.

O epicentro do terremoto, que aconteceu a apenas oito quilômetros de profundidade, foi localizado a 27 km de Jalalabad, a capital da província de Nangarhar, no limite com a província de Kunar, informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O impacto foi muito mais severo em Kunar. O governo talibã, que retornou ao poder em 2021, enviou helicópteros de resgate à região.

Na província de Kunar, as autoridades registraram 800 mortes e 2.500 feridos, informou em uma entrevista coletiva em Cabul o porta-voz do governo, Zabihullah Mujahid. Doze pessoas morreram e 255 ficaram feridas na província vizinha de Nangarhar.

Em 2023, o Afeganistão sofreu um terremoto de grande magnitude na cidade de Herat, na fronteira com o Irã, que deixou mais de 1.500 mortos e 63.000 casas destruídas.

(*) Correio Braziliense

Educação Pé-de-Meia: nascidos em novembro e dezembro recebem 6ª parcela

O Ministério da Educação (MEC) paga nesta segunda-feira (1º) a sexta parcela do programa Pé-de-Meia de 2025 aos participantes nascidos nos meses de novembro e dezembro.

Os beneficiados pelo programa são estudantes do ensino médio matriculados na rede pública regular e na modalidade educação de jovens e adultos (EJA), inscritos no Cadastro Nacional de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Na nova etapa, a Caixa Econômica Federal – banco responsável pela gestão dos recursos repassados pelo MEC – aponta que, ao todo, cerca de 3,4 milhões de estudantes de escolas públicas receberão o benefício de R$ 200 até a próxima segunda-feira (1º).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para ter direito ao benefício, eles devem ter presença mínima de 80% nas aulas.
Pagamento escalonado

Os pagamentos do incentivo-frequência do Pé-de-Meia ocorrem conforme o mês de nascimento dos alunos que estão matriculados em uma das três séries do ensino médio na rede pública de ensino.
Confira o calendário:Nascidos em janeiro e fevereiro recebem em 25 de agosto;
Nascidos em março e abril, em 26 de agosto;
Nascidos em maio e junho, em 27 de agosto;
Nascidos em julho e agosto, em 28 de agosto;
Nascidos em setembro e outubro recebem 29 de agosto;
Nascidos em novembro e dezembro, em 1º de setembro.

Confira as dicas de como usar as parcelas do benefício.  
EJA

A parcela única dos concluintes aprovados no primeiro semestre da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio, em 2025, também será paga no período de 25 de agosto a 1° de setembro, no valor de R$ 1 mil.
Depósitos

A sexta parcela da chamada poupança do ensino médio de 2025 está sendo depositada em uma conta poupança da Caixa Econômica, aberta automaticamente em nome dos estudantes. O valor pode ser movimentado ou sacado imediatamente, se o participante desejar. Basta acessar o aplicativo Caixa Tem, se o aluno tiver 18 anos ou mais. As informações relativas aos pagamentos também podem ser consultadas no mesmo aplicativo.

No caso de menor de idade, será necessário que o responsável legal autorize a movimentação da conta. O consentimento poderá ser feito no próprio aplicativo ou em uma agência da Caixa.

O participante poderá consultar no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC, o status de pagamentos (rejeitados ou aprovados), as informações escolares e regras do programa.

(*) AGência Brasil

Geral Concurso 2.908 da Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 14 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do Concurso 2.908 da Mega-Sena, sorteadas na noite de sábado (30). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 14 milhões para o próximo concurso, que será realizado na terça-feira (2 de setembro).

Os números sorteados foram: 20 - 35 - 36 - 37 - 38 - 50. 30 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 54.694,54 cada
2.049 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 1.319,99 cada
Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de terça-feira, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.

(*) Agência Brasil

Educação Nordeste é a região com maior número de inscritos no Enem 2025


As 4.811.338 inscrições confirmadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 são, em sua maior parte, de candidatos do Nordeste. Na região, há 1.737.789 inscrições confirmadas, dos quais 587.935 são de concluintes do ensino médio.

O dado consta no Painel Enem 2025, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

A segunda região brasileira com o maior número de inscritos confirmados nesta edição é o Sudeste, com 1.631.563 participantes confirmados, sendo 662.388 concluintes do ensino médio.

Em seguida, aparecem os 561.004 candidatos confirmados do Norte do país, com 193.150 concluintes do ensino médio.

O Sul ocupa a quarta posição em número de candidatos confirmados: 492.876. Do total, 211.433 se formam no ensino médio neste ano.

Por fim, o Centro-Oeste registra 388.106 inscrições confirmadas. Delas, 157.044 são de estudantes que estão no 3º ano do ensino médio.
Estados

Com base no Painel Enem 2025, o estado com o maior número de inscrições é São Paulo, com 751.648, seguido de Minas Gerais (464.994) e da Bahia (428.019).

Somente o município de São Paulo tem 197.626 inscrições confirmadas. Dessas, 81.179 são de concluintes da educação básica.

As três unidades da federação com os menores números de candidatos confirmados são: Amapá, com 33.193; Acre, com 28.962; e Roraima, com 14.162.

Confira o número de inscrições confirmadas por unidade da federação:

(*) Agência Brasil

Justiça Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia na próxima terça-feira (2) o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. O grupo faz parte do núcleo crucial da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Cerca de dois anos e meio após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, a Corte realizará um julgamento histórico, que pode levar para a prisão um ex-presidente da República e generais do Exército pela acusação de golpe de Estado, medida inédita após a redemocratização do país.

Para garantir a tranquilidade do julgamento, o Supremo preparou um esquema especial de segurança para restringir a circulação de pessoas nos edifícios da Corte, além de varredura com cães farejadores em busca de bombas e uso de drones.

O julgamento terá ampla cobertura jornalística. A Corte recebeu 501 pedidos de credenciamento de profissionais da imprensa nacional e internacional interessados em noticiar o julgamento.

Em um procedimento inédito, o Supremo também fez o credenciamento de pessoas interessadas em acompanhar a deliberação de forma presencial. Segundo a Corte, foram 3.357 inscrições de interessados, entre advogados e cidadãos.

Apesar do grande número de inscritos, somente os primeiros 1.200 pedidos serão atendidos, devido à limitação de espaço.

Os contemplados vão acompanhar o julgamento na sala da Segunda Turma da Corte, por meio de um telão, e não poderão ficar na Primeira Turma, onde o será o julgamento. O espaço será destinado somente aos advogados dos réus e aos profissionais de imprensa.

Foram disponibilizados 150 lugares para cada uma das oito sessões de julgamento, marcadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro.

Nos dias 2,9 e 12, as sessões serão realizadas no período da manhã e da tarde, com pausa para o almoço. Nos dias 3 e 10, o julgamento ocorrerá somente pela manhã.
Saiba os horários das sessões

2 de setembro – 9h e 14h;
3 de setembro – 9h;
9 de setembro – 9h e 14h;
10 de setembro –9h;
12 de setembro – 9h e 14h.
Quem são os réus?

Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;

Alexandre Ramagem - ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);

Almir Garnier- ex-comandante da Marinha;

Anderson Torres - ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;

Augusto Heleno - ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);

Paulo Sérgio Nogueira - ex-ministro da Defesa;

Walter Braga Netto - ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022;

Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
Rito

O rito que será adotado no julgamento está previsto no Regimento Interno do STF e na Lei 8.038 de 1990, norma que regulamenta as regras processuais do tribunal.

No dia 2 de setembro, às 9h, primeiro dia de julgamento, a sessão será aberta pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin.

Em seguida, o ministro chamará o processo para julgamento e dará a palavra a Alexandre de Moraes, que fará a leitura do relatório com o resumo de todas as etapas percorridas no processo, desde as investigações até a apresentação das alegações finais, última fase antes do julgamento.

Após a leitura do relatório, Zanin passará a palavra para a acusação e as defesas dos réus.
Acusação

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, será responsável pela acusação. Ele terá a palavra pelo prazo de até duas horas para defender a condenação dos réus.
Defesas

Após a sustentação da PGR, os advogados dos réus serão convidados a subir à tribuna para as sustentações orais em favor dos acusados. Eles terão prazo de até uma hora para suas considerações.
Crimes

Todos os réus respondem no Supremo pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

A exceção é o caso do ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, que, atualmente, é deputado federal. Ele foi beneficiado com a suspensão de parte das acusações e responde somente a três dos cinco crimes. A regra está prevista na Constituição.

A suspensão vale para os crimes de dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado, relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro.

Ramagem continua respondendo pelos crimes de golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
Votos

O primeiro a votar será Alexandre de Moraes, relator da ação penal. Em sua manifestação, o ministro vai analisar questões preliminares suscitadas pelas defesas de Bolsonaro e dos demais acusados, como pedidos de nulidade da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonardo e um dos réus, alegações de cerceamento de defesa, pedidos para retirar o caso do STF, além das solicitações de absolvição.

Moraes poderá solicitar que a turma delibere imediatamente sobre a questões preliminares ou deixar a análise desses quesitos para votação conjunta com o mérito.

Após a abordagem das questões preliminares, Moraes se pronunciará sobre o mérito do processo, ou seja, se condena ou absolve os acusados e qual o tempo de cumprimento de pena.
Sequência de votação

Após o voto do relator, os demais integrantes da turma vão proferir seus votos na seguinte sequência:

Flávio Dino;
Luiz Fux;
Cármen Lúcia;
Cristiano Zanin;

A condenação ou absolvição ocorrerá com o voto da maioria de três dos cinco ministros da turma.
Pedido de vista

Um pedido de vista do processo não está descartado. Pelo regimento interno, qualquer integrante da Corte pode pedir mais tempo para analisar o caso e suspender o julgamento. Contudo, o processo deve ser devolvido para julgamento em 90 dias.
Prisão

A eventual prisão dos réus que forem condenados não vai ocorrer de forma automática após o julgamento e só poderá ser efetivada após julgamento dos recursos contra a condenação.

Em caso de condenação, os réus devem ficar em alas especiais de presídios ou nas dependências das Forças Armadas.

Oficiais do Exército têm direito à prisão especial, de acordo com o Código de Processo Penal (CPP). O núcleo 1 tem cinco militares do Exército, um da Marinha e dois delegados da Polícia Federal, que também podem ser beneficiados pela restrição.
Núcleos

A denúncia da trama golpista foi dividida pela PGR em quatro núcleos. O núcleo crucial, ou núcleo 1, formado por Jair Bolsonaro, será o primeiro ser julgado. As demais ações penais estão em fase de alegações finais, última etapa antes do julgamento, que deverá ocorrer ainda este ano.

(*) Agência Brasil

Os gols da rodada!!!O Flamengo tropeça e empata no Maracanã, o Vasco passou pelo Sport, veja os gols do final de semana!!!O Brasileirão dá uma folga, vem as a Copa do Brasil jogos de volta e as eliminatórias para a Copa do Mundo...

Segunda-feira da 22ª semana do Tempo Comum, 01/09,07h08


Evangelho (Lc 4,16-30): Naquele tempo, Jesus foi a Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, no dia de sábado, foi à sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, encontrou o lugar onde está escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano de graça da parte do Senhor».

Depois, fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Os olhos de todos, na sinagoga, estavam fixos nele. Então, começou a dizer-lhes: «Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir». Todos testemunhavam a favor dele, maravilhados com as palavras cheias de graça que saíam de sua boca. E perguntavam: «Não é este o filho de José?». Ele, porém, dizia: «Sem dúvida, me citareis o provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo’. Tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum, faze também aqui, na tua terra!». E acrescentou: «Em verdade, vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Ora, a verdade é esta que vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e uma grande fome atingiu toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado o profeta Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi curado, senão Naamã, o sírio».

Ao ouvirem estas palavras, na sinagoga, todos ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no para o alto do morro sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de empurrá-lo para o precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

«Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir»Rev. D. David AMADO i Fernández(Barcelona, Espanha)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...