Açude Castanhão chega ao melhor volume em 7 anos. O Castanhão tem capacidade para acumular 6,7 bilhões de m³ de água


Foto: Divulgação/Cagece

Maior reservatório de água do Ceará, o açude Castanhão atingiu o seu melhor volume em cerca de sete anos. Atualmente, o açude está com 23,79%. Desde fevereiro de 2015 o reservatório não ultrapassava a marca dos 23%. O Castanhão tem capacidade para acumular 6,7 bilhões de metros cúbicos (m³) de água.

De acordo com dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), desde o início da quadra chuvosa, o volume do açude Castanhão mais que dobrou: foi de 8,45% em 1º de fevereiro, chegou em 20,42% e 23,79% agora. A pasta aponta ainda que, em 2022, o reservatório recebeu cerca de 822 milhões de m³ de água, sendo que o maior reservatório do Ceará tem capacidade de armazenar 6,7 bilhões de metros cúbicos (m³) de água.

O Castanhão está na região hidrográfica do Médio Jaguaribe, onde as chuvas de março ficaram em torno do esperado, com 5,8% a mais que o normal para o mês, após um fevereiro de precipitações abaixo da média histórica.

Açudes que abastecem RMF registram capacidade máxima de armazenamento


Registrando 100% da capacidade total de armazenamento, os açudes Pacoti, Pacajus, Riachão, Gavião e Aracoiaba, que abastecem a Região Metropolitana de Fortaleza, se encontram em uma situação confortável. No mesmo período de 2021, o sistema registrava 71% de sua capacidade. Os dados foram divulgados em maio.

A situação favorável do sistema, com os reservatórios registrando 100% de volume, garante autonomia de água para a Região Metropolitana de Fortaleza, sem necessidade de transferência das águas do açude Castanhão.

(*) CAGECE
www.carlosdehon.com

Related Post

Açude Castanhão chega ao melhor volume em 7 anos. O Castanhão tem capacidade para acumular 6,7 bilhões de m³ de água BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 6 de junho de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...