Como segurar os preços para salvar Bolsonaro?



A inflação é um monstro que ataca qualquer economia e derruba governos. O presidente Bolsonaro começou a se preocupar com o problema. O seu estilo liberal, com um ministro idem, não conseguiram segurar a gula do agronegócio, que visa lucro acima do razoável. Os produtores e empresários do setor partiram para jogar e manter os preços no alto. A inflação eclodiu. A desculpa tem sido o preço dos insumos, como os combustíveis e fertilizantes.

Bolsonaro decidiu trocar nomes na gestão da Petrobras, no Ministério da Economia, mas não mexe no ministro Paulo Guedes, o homem que implantou o plano econômico do seu governo. O ajuste dessa política deve ser feito pelo presidente, que sabe da necessidade de sobrevivência política, a partir dos preços da cesta básica.

De olha na reeleição, Bolsonaro abriu várias frentes para obter êxito. No Congresso Nacional, propõe a redução do ICMS, com um teto de 17%. Joga a Eletrobrás no pacote de privatização, para justificar que só isso poderá reduzir o preço da energia. Na outra ponta, pretende criar um bônus para motoristas de caminhão, de aplicativos e de transporte urbano, visando compensar os custos dos combustíveis. O tempo está passando e compor politicamente todas essas metas está complicado.

O ex-ministro Ciro Gomes já aparece no retrovisor de Lula e Bolsonaro. Simone Tebet já pontua nas pesquisas. A campanha não começou, mas cresceu, segundo os levantamentos, o interesse da população pelas eleições. As intenções de votos estão indo para a turma de baixo, preocupando os líderes, até aqui, na intenção de votos no primeiro turno.

Se o ministro Paulo Guedes não conseguir formalizar uma espécie de pacto com o setor produtivo, para baixar o preço do arroz, feijão, carne, legumes e verduras, pode meter o governo em um beco sem saída, complicando a popularidade do chefe. Bolsonaro está certo, ao se preocupar com a inflação, por ser uma ameaça a todos.

(*) RM
www.carlosdehon.com

Related Post

Como segurar os preços para salvar Bolsonaro? BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 8 de junho de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...