Prefeitura de Fortaleza apresenta estrutura física do novo Gonzaguinha do José Walter




A Prefeitura de Fortaleza realizou, junto a imprensa e a representantes da administração hospitalar, visita técnica ao novo Hospital Distrital Gonzaga Mota do José Walter na manhã desta quinta-feira (09/06). As obras da nova unidade estão concluídas, e o hospital está sendo equipado para dar início ao atendimento.

O novo Gonzaguinha do José Walter tem por objetivo fortalecer a assistência materno-infantil na Capital, além de oferecer urgência obstetrícia. Ao todo, são 6 mil m² de área com infraestrutura hospitalar, possibilitando a ampliação de leitos de 54 para 154 unidades.

Ana Estela Leite, secretária municipal da Saúde (SMS), destacou que o novo Gonzaguinha do José Walter apresenta estruturas que possibilitaram um atendimento mais humanizado para a população de Fortaleza, além de um ambiente mais qualificado ao trabalho dos servidores da saúde.

“O Gonzaguinha do José Walter conta agora com locais totalmente adaptados para a realização de partos e atendimentos humanizados. É uma alegria muito grande apresentar essa unidade. A estrutura foi triplicada de tamanho e temos aqui um ambiente favorável para prestar um melhor atendimento à população e acolher os profissionais da saúde”, frisou Ana Estela.

Além da ampliação dos leitos, o novo hospital contará com duas salas cirúrgicas, uma sala de pequenos procedimentos, oito salas preparadas para procedimentos de parto normal, e sala de medicação com capacidade para 22 atendimentos.

Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), relatou que o novo Gonzaguinha conta com um projeto moderno, atendendo as mais atuais normas reguladoras de infraestrutura hospitalar.

“O projeto, o layout e as obras do novo Gonzaguinha do José Walter são completamente diferentes quando comparado com os hospitais mais antigos de Fortaleza. As regras mudaram, e as normas de estrutura e funcionamento hospitalar se modernizaram. Aqui temos um equipamento muito mais preparado para receber a população e também iremos contar com equipamentos mais sofisticados”, ressaltou o secretário.

Ao todo, o Gonzaguinha do José Walter recebeu investimento de R$ 25 milhões na sua estrutura predial. O novo edifício conta com centro cirúrgico, centro de parto normal, urgência obstétrica, internação conjunta e internação clínica, ampliando a assistência à saúde no Município.

Gonzaguinha de Messejana

Dentro do projeto de modernização da rede hospitalar de Fortaleza, a Prefeitura de Fortaleza anunciou, no dia 1º de junho, que o Gonzaguinha de Messejana ganhará nova estrutura física. Os atendimentos que hoje ocorrem na unidade de Messejana serão conduzidos ao Gonzaguinha do José Walter.

Ana Estela Leite pontuou que a paralisação da unidade de Messejana é necessária para a requalificação do hospital, que receberá estrutura similar ao novo Gonzaguinha do José Walter.

“Vamos precisar fazer um trabalho muito semelhante ao que foi realizado no José Walter, tornando a estrutura mais moderna e capacitada. Com a entrega do novo equipamento, os profissionais de Messejana serão realocados para cá e para outros hospitais da rede. Nenhum atendimento realizado pela unidade de Messejana deixará de ser realizado”, comentou a secretária.

Samuel Dias concordou com a avaliação da SMS e completou relatando que a unidade de Messejana está com uma estrutura que não atende mais aos requisitos estabelecidos pelas normas regulatórias de saúde e infraestrutura.

“Os atendimentos realizados pelo Gonzaguinha de Messejana não serão interrompidos, mas realocados. Nossa capacidade de atendimento foi ampliada, por exemplo, a capacidade de atendimentos no José Walter foi triplicada. O prédio físico de Messejana será demolido, pois não há mais condições de ser reformado. A estrutura é muito antiga e anacrônica, que não atende mais às normas atuais”, pontuou o titular da Seinf.

Estrutura de leitos do novo Gonzaguinha do José Walter

A unidade hospitalar foi mais que triplicada com a nova estrutura predial. O Gonzaguinha do José Walter contará com 154 leitos, divididos em:

- 60 clínicas médica (dez psicossocial, oito Unidades de Transição de Cuidados e 42 de internação clínica)
- 56 de alojamentos conjuntos
- 4 leitos para internação obstétrica (intercorrência da gestação)
- 10 leitos de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo)
- 24 leitos de observação (10 observação obstétrica, 10 UTU, 2 leitos de reanimação e 2 leitos de observação)

Related Post

Prefeitura de Fortaleza apresenta estrutura física do novo Gonzaguinha do José Walter BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 10 de junho de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...