Tempestades no Nordeste: entenda por que está chovendo tanto na região



O Nordeste tem enfrentado fortes chuvas no últimos dias, que causaram destruição, deslizamentos, deixaram pessoas desalojadas e desabrigadas, além de um grande número de mortos. A região mais afetada foi a do Grande Recife, em Pernambuco, estado que, até o momento, já registrou 126 óbitos, segundo o Corpo de Bombeiros .

Ao iG , o meteorologista Flaviano Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que um dos fatores que pode esclarecer o grande volume de chuvas na região Nordeste é o La Niña.

O fenômeno climatológico é caracterizado pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico, fazendo com que seus efeitos sejam sentidos em diversos lugares do mundo. No Brasil, entre outras implicações, ele é conhecido por causar um aumento no volume de chuvas nas regiões Norte e Nordeste.

"O Nordeste é uma área atingida por vários fenômenos meteorológicos, o que favorece o aparecimento das chuvas", diz o especialista. "Nós estamos com o fenômeno La Niña e também com as águas bastante aquecidas no oceano Atlântico, com temperaturas mais ou menos um grau acima do normal, o que faz com que ocorra bastante evaporação e, com isso, essas chuvas fortes".

Segundo o meteorologista, no leste da região, onde ocorreu a maior parte das chuvas nas últimas semanas, também há influência dos Distúrbios Ondulatórios de Leste, também chamados de Ondas de Leste. O fenômeno produz grande liberação de calor e provoca perturbações no vento e pressão atmosférica na faixa tropical do globo, podendo causar tempestades na parte leste do Nordeste, como Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Related Post

Tempestades no Nordeste: entenda por que está chovendo tanto na região BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 3 de junho de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...