Youtube faz limpeza e apaga vídeos de bolsonaristas com fake news sobre fraude nas eleições



247 - O YouTube apagou nos últimos dez dias ao menos 22 vídeos contendo desinformação e mentiras sobre a urna eletrônica e as eleições, informa reportagem do jornal O Globo.

É a maior limpeza já feita pela plataforma desde que as novas regras da empresa sobre desinformação eleitoral começaram a valer, em março.

A ação foi posta em prática dois dias após reportagem do GLOBO identificar 1.960 vídeos circulando na plataforma com mentiras sobre as eleições, totalizando 58 milhões de visualizações. O valor se reverteu em monetização de até R$ 1 milhão para youtubers bolsonaristas que produziram o conteúdo enganoso, segundo cálculo feito pela Novelo e agência Bites.

Somam 45 os vídeos com enganação sobre fraude eleitoral apagados pelo YouTube em menos de três meses, sendo quase 50% entre 31 de maio e 2 de junho — a empresa derrubou 11 deles em 1º de junho.

A iniciativa derrubou até um vídeo de Bolsonaro publicado em junho de 2021. Na publicação, o presidente abordava temas controversos (e que resvalam no limite das regras da plataforma) como tratamento precoce, Covid, lockdown, CPI da Covid e voto auditável — por isso, não é possível saber se o tema eleitoral foi o responsável pela exclusão.

Related Post

Youtube faz limpeza e apaga vídeos de bolsonaristas com fake news sobre fraude nas eleições BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 9 de junho de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...