Ciro e Lupi no encontro do PDT do Ceará para escolha do candidato a governador



A cúpula da direção nacional do PDT vai estar em Fortaleza, segunda-feira (18) para a escolha do candidato do partido ao Governo do Estado do Ceará, quando da reunião do diretório estadual da agremiação. Até neste sábado, no fim da tarde, ainda não há acordo para evitar a disputa no diretório entre a governadora Izolda Cela e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. A direção do partido tem mecanismos para evitar a disputa no voto e escolher um dos dois ou outro qualquer filiado para ser o candidato a governador.

Na coluna política do jornal O Estado de São Paulo registra que Ciro Gomes e Carlos Lupi estarão em Fortaleza para o momento da escolha do candidato. O deputado federal André Figueiredo, presidente estadual do partido, comandará o encontro. Aliás, na mesma coluna do Estadão, uma outra nota vincula a agência de publicidade que fez a campanha do senador Eduardo Girão à postulação de Sergio Mora ao Senado pelo Paraná. Girão era um dos entusiasta da candidatura frustrada de Moro à Presidência da República pelo Podemos, o mesmo partido de Girão. Moro está filiado agora ao União Brasil.

A cúpula nacional do PDT defende a candidatura de Roberto Cláudio ao Governo do Estado do Ceará. Em encontro recente do partido em Fortaleza, o próprio presidente nacional da agremiação anunciou a candidatura de Roberto Cláudio cantando uma música com um refrão referindo-se à gestão de Roberto Cláudio na Prefeitura e sua candidatura ao Governo cearense, o que gerou protesto do presidente da Assembleia, Evandro Leitão, tido como um dos postulantes à indicação do partido par disputar a sucessão estadual.

Neste fim de semana, Izolda Cela e Roberto Cláudio estiveram na Exposição do Crato, evento que tem concentrado, todos os anos, nesta época, uma grande quantidade de políticos cearenses. Izolda circulou ao lado do ex-governador Camilo Santana e alguns deputados e Roberto Claudio com outro grupo de deputados federais, estaduais e outros políticos, inclusive o sogro de Cid Gomes, conhecido como doutor Leitão, candidato a deputado estadual. Cid está no Crato com a família, mas até este sábado tinha evitado circular na exposição.

Nacional

O presidente da Executiva Nacional do PDT, Carlos Lupi, convoca os membros do Diretório Nacional, o Conselho Político, os presidentes dos movimentos de base do partido — devidamente organizados em âmbito nacional —, senadores, deputados federais, delegados dos Diretórios Estaduais e os presidentes das Comissões Provisórias Estaduais para Convenção Nacional do partido que acontece na próxima quarta-feira (20), a partir das 15h.

O encontro será realizado de forma híbrida, simultaneamente presencial, na sede nacional da legenda em Brasília (DF), e virtual, pela plataforma Zoom.

Entre os pontos a serem discutidos e deliberados nesta Convenção Nacional, destacam-se: a decisão acerca da escolha dos candidatos do PDT a presidente e vice-presidente da República do Brasil — o nome do pré-candidato Ciro Gomes será ratificado como o candidato da legenda trabalhista ao Palácio do Planalto — e as coligações partidárias a serem firmadas para o pleito de 2022, além de assuntos gerais relativos à conjuntura política do País.

Até agora o PDT não tem o nome do candidato à vide de Ciro. O partido ainda não deu notícia sobre a formação de aliança com alguma outra agremiação que possa indicar o nome de quem seja postulante à vice-presidência, o que pode ensejar a escolha de um próprio filiado do partido e a chapa acabando ser pura, ou seja só com pessoas do PDT.

Related Post

Ciro e Lupi no encontro do PDT do Ceará para escolha do candidato a governador BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 18 de julho de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...