Deputado Elmano Freitas deve disputar Governo do Estado pelo PT-CE



Erivaldo Carvalho

politica@ootimista.com.br

O nome do deputado estadual Elmano Freitas (PT) ganha força, dentro do partido, para concorrer à sucessão da governadora Izolda Cela (PDT). A opção pelo parlamentar estadual vem sendo construída, nos últimos dias, ao lado de outras alternativas.

O Otimista apurou que, no meio da tarde deste sábado (23), o deputado estadual despontou diante de outras opções, a exemplo de Augusta Brito, Fernando Santana, José Airton, Luizianne Lins e Larissa Gaspar.

Advogado, Elmano Freitas está no segundo mandato de deputado estadual. O petista foi secretário municipal de Educação, na gestão da então prefeita Luiziane Lins (PT). Na Assembleia, é relator da CPI do Motim.

Em 2012, Elmano, apoiado por Luizianne, perdeu a disputa pela Prefeitura da Capital para Roberto Cláudio, então no PSB. Nas últimas eleições municipais (2020), também foi derrotado, em confronto no Município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Convenção do PDT
A possível decisão pelo candidato petista vem à tona no dia em que o PDT-CE realiza convenção estadual para homologar o nome do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), para governador, e do presidente do PSD-CE, Domingos Filho, para vice.

O PDT promove o ato oficial, previsto na legislação eleitoral, na manhã/tarde deste domingo, em Fortaleza. O PSD, à tarde/noite, no município de Tauá, a 320 km da Capital.

Com a decisão do PT de lançar Elmano ao Governo, fica cada vez mais remota a possibilidade de reconciliação entre PDT e PT. Os dois grupos romperam, politicamente, depois de 16 anos à frente do Executivo Estadual.

Disputa pelo PSB
Uma fonte da sigla afirmou que a pré-candidatura de Elmano recebeu o apoio e consolidou-se entre as várias correntes, a partir da articulação do ex-governador Camilo Santana (PT), pré-candidato ao Senado. Guimarães teria feito algumas ponderações, mas, ao final, dado o aval à escolha.

Elmano está sendo submetido ao conjunto de aliados – MDB, PP, PCdoB e PSDB. O PSB, presidido, no Ceará, pelo deputado federal Dênis Bezerra e ao qual o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, é filiado, também estaria na frente partidária.

O partido, entretanto, está no meio de uma queda de braço entre o palanque de Camilo e o de seus ex-aliados pedetistas. Nacionalmente, o PSB de Geraldo Alckmin está coligado com PT do ex-presidente Lula.

Uma vez acatado o nome do deputado estadual petista para encabeçar a chapa, as tratativas serão afuniladas em torno do candidato a vice-governador e dos dois suplentes ao Senado.

(*) O Otimista
www.carlosdehon.com

Related Post

Deputado Elmano Freitas deve disputar Governo do Estado pelo PT-CE BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 24 de julho de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...