Iracema Guardiã: estátua que caiu retorna à Praia de Iracema nesta segunda, 11 <> Monumento foi restaurado e será fixado no local de origem durante a manhã. Estátua tombou no calçadão há mais de dois meses

Iracema Guardiã tombou do local onde ficava no último dia 3 de maio (foto: FCO FONTENELE)


Dois meses após tombar na Praia de Iracema, a estátua Iracema Guardiã retornará nesta segunda-feira, 11, ao local de origem, na Praia de Iracema. A data foi divulgada pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto, no início da tarde deste domingo, 10. O monumento histórico passou por restauro desde que caiu, no último dia 3 de maio.

As equipes da Prefeitura de Fortaleza devem fazer a soldagem do arco, a pintura do local da solda e a fixação da estátua Iracema Guardião durante a manhã desta segunda, 11.

Em publicação nas redes sociais, Sarto disse que a área do entorno também recebeu intervenções, "incluindo remoção de pichação e aplicação de material antipichação na base da estátua, requalificação da mureta do entorno, recuperação da escadaria, de piso e bancos, acessibilidade e nova iluminação".

Segundo ele, "é uma grande alegria devolver o monumento a nossa Praia de Iracema neste período de férias e alta estação". "Amanhã mesmo, fortalezenses e turistas poderão novamente usufruir deste ponto turístico, que é parte importante da memória afetiva da Cidade", escreveu.

A Iracema Guardiã é uma obra do artista cearense Zenon da Cunha Mendes Barreto, que morreu em Fortaleza há duas décadas. O monumento foi inaugurado em 1995 em homenagem à obra de José de Alencar.

A escultura é feita em fibra de vidro, com dimensão de 0,80 x 3,70 x 1,85m (obra) e 2,35 x 2,00 x 3,65 (base).


Related Post

Iracema Guardiã: estátua que caiu retorna à Praia de Iracema nesta segunda, 11 <> Monumento foi restaurado e será fixado no local de origem durante a manhã. Estátua tombou no calçadão há mais de dois meses BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 11 de julho de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...