Mendonça nega pedido do Novo para suspender PEC Eleitoral Partido entrou com mandado de segurança na Corte para suspender a votação

 

O partido Novo entrou com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (11) para suspender a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) Eleitoral , que concede uma série de benefício, como a ampliação do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600 até dezembro . Nesta terça (12), em decisão monocrática, o ministro André Mendonça indeferiu a liminar alegando que fere a separação entre os Poderes.

"Tenho que a autocontenção judicial deve nortear a atuação jurisdicional da Suprema Corte em tais casos, de modo que seja evitada, ao máximo, a prematura declaração de invalidade de ato legislativo ainda no seu processo de formação, diante do evidente risco de que se traduza em interferência indevida do Poder Judiciário sobre o Poder Legislativo, em violação ao princípio da Separação dos Poderes", argumenta Mendonça na decisão .

O partido argumenta que a tramitação acelerada da matéria, promovida pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, viola cláusulas pétreas da Constituição. Segundo o texto, a pressa para votar a PEC "culminou na supressa o do direito de emenda".

“Algumas vezes, deve-se proteger as maiorias contra elas mesmas e, muitas vezes, compete ao Poder Judicial o desagradável papel de restringir a vontade popular em nome da proteção do equilíbrio de forças democráticas", diz o processo.

Na última quinta-feira (7) quando a PEC foi a plenário, o Novo tentou adiar a votação com o mesmo argumento. Na ocasião, Lira negou as questões de ordem dos deputados Tiago Mitraud (MG) e Marcel van Hattem (RS). Mesmo assim, a PEC foi postergada por falta de quórum e deve ser votada hoje.

O Novo argumenta que a PEC Eleitoral foi apensada a outra, a dos biocombustíveis, e então o texto perdeu a finalidade. A manobra é comum para evitar que textos dessa natureza passem por todas as comissões. 


www.carlosdehon.com

Related Post

Mendonça nega pedido do Novo para suspender PEC Eleitoral Partido entrou com mandado de segurança na Corte para suspender a votação BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 12 de julho de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...